29.1.10

Salto do desenvolvimento...

Dormia sozinha quando colocada no berço... ( rapidinho)
mamava de 4 em 4 hs... ( as vezes tinha ate que acorda-la...)
de repente passou a mamar com mais frequencia.. de 3 em 3 e ate de vez em quando 2 em 2 hs,..
Dormir? agora so no colo.. e as vezes enroladinha... outras demora quase 1 hs para dormir...
nao importa se é dia ou noite...
mas faz parte nao é? estamos na 5 semana e a unica explicaçao para uma mudança grande assim é essa acima... entao...
o jeito é acolher, ter paciencia pois novas aquisiçoes vem por ai :)

26.1.10

1 mes!!!!!


Um pouco atrasado, pois cada vez que acho que estou com tempo de fazer algo para mim ele foge..... mas
Minha Lena fez 1 mes de vida dia 23!!!!
nossa vida mudou radicalmente... mas te-la entre nos tem sido uma bençao...
cada dia nos apaixonamos mais por essa pequenina......

Hiperlactaçao....

Trocando informaçoes com colegas de listas de disussoes e comunidade de amamentaçao virtula do orkut, descobri que tenho hiperlactaçao...
Recebi este texto de uma das colegas... me clareaou bastante...
ate a semana passada eu estava em panico de pensar que o Maridao voltaria a trabalhar esta semana... Lena engasgava quase toda a amamada e nao eram engasgos de leve nao.. eram daqueles brabos de ficar roxinha e ter de colocar de ponta cabeça...(imagina o panico!)
Mas depois de algumas trocas de emails, comecei a tentar outras posiçoes,... estrategias para controlar o fluxo, ordenhar antes da mamada ( isso tem sido essencial), entre outas coisas...
ja deu resultado.. esta semana passamos sem engasgos, ou engasgos fracos..srrs, menos produçao ( ainda bastante , mas menos que antes) e BEEEMMM MAIS TRANQUILAS....
uma colega comparou a amamentaçao a uma dança... e eu amei esta comparaçao...
sim.. uma dança onde no inicio ainda nao entramos no do outro, pisamos no pe do outro.. ora vamos rapido demais, ora devagar.. ate que aos poucos vamos nos harmonizando.. e a dança começa a ser prazerosa....
Eu e Lena estamos entrando no ritmo.. aos poucos.... mas posso dizer que vale a pena insistir... mesmo que o mundo diga nao... srrsrs

Quando muito leite é um problema
As vezes uma mae produz mais leite do que o bebe precisa, e isso pode tornar as mamadas estressantes e desconfortaveis para o bebê e a mae. A maioria dos bebes de maes que tem leite em excesso ganham peso mais rapido que o norma.Ter um peso mais alto que o normal é problema só quando há dificuldades por causa do excesso de leite.
Alguns bebes cuja mae tem excesso de leite nao mamam o suficiente porque eles tem dificuldades em controlar o forte fluxo e nao conseguem se alimentar com facilidade. Quando uma mae produz mais leite que o necessario podemos observar o seguinte comportamento do bebê :
· Bebê chora muito e geralmente é irritadiço ou inquieto
· As vezes o bebê pode sufocar, se asfixiar, cuspir ou tossir durante a mamada
· O bebe pode parecer querer morder ou pendurar no bico do peito durante a mamada
· O leite jorra quando o bebê larga o peito. Especialmente no começo da mamada
· A mae pode ter bico do peito dolorido
· O bebe pode se se controce e as vezes grita
· A mamada parece uma batalha, o bebe que pega e larga o peito o tempo todo
· As mamadas podem ter uma duraçao curta as vezes de 5 ou 10 minutos no total
· O bebe parece ter uma relaçao de amor/odio com o peito
· O bebê pode arrotar ou ter gases com frequencia entre as mamadas com tendencia a regurgitar com frequencia
· O bebe pode ter as fezes verdes, moles ou espumosas
· O peito da mae esta cheio a maior parte do tempo
· A mae pode ter frequentemente os canais obstruidos, que pode se tranformar em mastite
Se algumas destes comportamentos te parecem familiar, pode ser que voce tenha uma produçao abundante de leite, que pode causar um reflexo de ejecçao muito forte e/ou desequilibrio na produça do leite ralo e do leite gordo. O comportamento descrito acima pode muitas vezes ser diagnosticado como intolerancia à lactose, à proteina de leite, refluxo ou hipetonicidade. Felizmente a produçao da maioria das maes superprodutoras se equibibram por volta dos terceiro mes de aleitamento.
Porque?
Existem varias razoes para que uma mae produza leite em excesso. Algumas maes produzem muito leite desde o começo. Em alguns outros casos, a abundancia é o resultado des maus conselhos. Isto parece acontece especialmente se a mae pompa uma certa quantidade de leite antes da mamada para ralentir o fluxo, para que a mamada seja mais confortavel para o bebê. Isto ajuda no começo, mas termina em um problema cronico. Uma outra causa pode ser de passar ao segundo peito antes que o bebe tenha terminado o primeiro . Isto acontece quando a mae amamenta um tempo contado em cada peito ou quando ela tenta achar um peito que o bebê aceite melhor. O peito de algumas maes sao muito sensiveis à estimulaçao, e trocar de lado varias vezes sem antes acabar com o leite de cada um dos peitos pode resultar em uma superproduçao de leite nos dois peitos. Problemas de superproduçao sao geralmente criados por maus conselhos. A mae pode ter sido aconselhada de dar de mamar por alguns minutos de cada lado do peito ou que o bebe deve mamar dos dois peitos à cada mamada. Para uma mae com superproduçao de leite, o bebe se satisfaz tao rapido em um peito que ela acha que tem que tira-lo mais cedo de um peito para que ele possa ainda mamar no segundo peito. Ele é entao tirado do peito antes de mamar o leite gordo, e se enche com o primeiro leite do segundo peito. Grande quantidade de alimento de baixo teor calorico cria um ciclo vicioso: o ventre do bebe parece inchado e desconfortavel por causa da alimentaçao, e ele ainda tem fome , porque nao mamou leite gordo suficiente para se satisfazer. Entao o bebe chora para que seja alimentado de novo, e a mae conclui que ela nao esta tendo uma quantidade suficiente de leite para alimenta-lo, pois ele nunca esta satisfeito.
O primeiro leite tem uma grande quantidade de lactose, um açucar normal e necessario que em grandes quantidades causa gases e desconforto, frequentemente com fezes espumosa, liquidas ou verdes.
Apos um certo tempo o lactose pode irritar o tecido dos intestinos, causando uma intolerancia secundaria a lactose e possivelmente pequenos sangramentos nas fezes que podem ser diagnosticado erroneamente como intolerancia alimentar. Ajustando o aleitamento para aumentar a quantidade de gordura que o bebe recebe (terminando o peito antes de mudar de lado) geralmente corrige o problema. Estrategias para abaixar a produçao de leite.
Mudar a maneira de amamentar, pode reduzir a quantidade de leite produzido e a quantidade de lactose recebida, aumentando ao mesmo tempo a quantidade de gordura produzida. As maes com superproduçao produzem quantidade de leite suficiente em cada peito para uma mamada completa. Uma estrategia que pode ser de alimentar o bebe de um so peito de cada vez. Se o bebe quer mamar de novo duas horas depois, veja como ele reage ao oferecer o mesmo peito de novo. Nas duas horas seguintes ofereça-lhe somente o outro lado. Os peitos devem assim gradualmente moderar a produçao de leite , uma vez que este está sendo mamado com menos frequencia.
Se está desconfortavel com o peito que nao esta aleitando antes do momento da troca de lado, tirar ou pompar o leite por alguns, somente o suficiente para aliviar o desconforto. Nao pompe muito pois isto riscaria estimular o peito a produzir mais leite. Compressas frias –folhas de repolhos geladas ou um saco de ervilhas congeladas – ajudam a aliviar o disconforto e reduz o inchaço de peitos cheios.
Para verificar se a estrategia de alimentar de um so peito por um só periodo prolongado esta funcionando veja se o bebê esta mais calmo e parecer satisfeito entre as mamadas, também se as fezes se tornaram menos aguadas e mais amarelas. Também se vericar que se o bebê se engasga, se asfixia e cospe menos durante as mamadas significa que fluxo de estará mais fraco.
Se achar que o bebe ainda esta tendo dificuldades após 7 dias alimentando-o de um peito de cada vez, aumente o periodo em que amamenta de um so lado (2 ou 3 mamadas e mesmo mais). Mas é melhor aumentar o periodo de aleitamento de um so lado devagar e com cuidadopois alimentando de um so lado por um periodo muito prolongado pode levar à uma reduçao de produçao muito drastica.
Se depois de tentar estas técnicas, a alimentaçao nao melhorar de maneira significativa, pode ser necessario de tomar medidas mais energicas para reduzir a produçao de leite. Uma conselheira de aleitamento pode te informar e seu medico pode ajudar a gerar sua superproduçao com a utilisaçao de medicaçao e hervas. Em certas situaçoes um tratamento de 4 a 7 dias com um contraceptivo de baixa dose, que contêm estrogeno e progesterona, pode ser usado para reduzir a produçao em um nivel mais apropriado. Cha de artemisia tem ajudado à reduzir a produçao de algumas maes. assim como o uso de pseudoefedrina
Estrategias para reduzir a força do reflexo de ejecçao.
Quando uma mae produz um grande volume de leite, o reflexo de ejecçao pode ser forte. Todo este leite saindo au mesmo tempo pode ser mais do que um bebe pode engolir. É como se tentar beber agua en posiçao deitada com uma mangueira aberta a fundo. Alem de cuspir, engasgar, e tossir quando o leite chega, o bebê pode tentar controlar o leite puxando o peito e pegar so o bico do peito.Ou ele pode simplesmente dar uma pausa esperando que o fluxo se reduza, o que da uma sensaçao de "mordida". O bebê pode também gritar e se contorcer.
Existem algumas estratégias que podem ajudar a controlar um reflexo de ejecçao muito forte sem aumentar a produçao de leite .
A- Colocar o bebe numa posiçao mais vertical de maneira que a cabeça esteja mais alta que o peito, isto o permitira de controlar melhor as mamadas.
B- Se posicione de maneira mais rencostada com o bebe por cima. Nesta posiçao o leite tem que subir para sair o que reduzira a força do fluxo.
C- a posiçao de tesoura com a ponta do peito entre o polegar e o dedo médio, ajuda a reduzir o fluxo. (
D- amamentar o bebê quando ele estiver acordando. Ele vai sugar mais devagar se ele ainda estiver sonolento.
E- Se o bebê começar a cuspir ou engasgar, tire ele do peito e deixe o excesso de leite cair em uma toalha ou pano. Re-posicione-o quando a força da ejecçao tiver terminado.
F- Amammentar deitada de lado é mais suave pois o leite flui em posiçao horizontal sem a força da gravidade e o bebe pode deixar o leite excedente cair no lugar de engolir tudo. Faça de maneira que o peito que amamenta fique contra o colchao e nao apontando para baixo aumentando assim a força do fluxo.
G- Alguns bebes sofrem com o reflexo de ejeçao muito forte de suas maes mamando so um pouco de cada vez, parando e recomeçando frequentemente. Isto é bom e permita a ele de ir e vir ao peito conforme for a necessidade dele, se assegurando de oferecer ao seu bebe o mesmo peito à cada corridinha de maneira que ele possa ter o creme no final.
H- amamenta-lo antes que ele esteja com muita fome vai evitar que ele sugue de maneira muito agressiva, Uma sugada mais forte pode causar um reflexo de ejecçao ainda mais forte o que dificultara ainda mais a mamada.
I- Embora a maioria dos bebes aleitados nao precisem muito de arrotar, as maes que tem grande quantidade de leite veem seus bebês engolirem ar durante a mamada e terem gazes por causa do excesso de lactose. Arrotar frequentemente pode minimizar os problemas causados por engolir ar. Lembre-se de voltar com o bebe ao primeiro peito ao invés de troca-lo de peito apos o arroto.
Resumo
1. aleitar em um so peito de cada mamada, continuando a oferecer o mesmo lado por pelomenos 2 horas até a proxima mamada completa.
· Gradualmete aumentar o periodo de 2 horas em um so peito se necessario
2. se o outro peito estiver insuportavelmente cheio antes de chegar a hora de trocar de lado, tirar um pouco de leite para aliviar a pressao
3. coloque compresses frias para aliviar o desconforto.
4. dê de mamar antes que ele esteja afamado para evitar que sugue com força
5. tente outras posiçoes de aleitamento :
· rencostada
· deitada de lado
6. use a posiçao de tesoura com a ponta do peito entre o polegar e o dedo médio pode ajudar amoderar a força de saida do leite.
7. Se o bebe cuspir ou engasgar tire-o do peito deixe o excesso de leite cair em uma toalha e recoloque-o no mesmo peito uma vez que o fluxo diminuir
8. Deixar o bebe ir e vir ao peito de acordo com a vontade dele
9. Faça o bebe arrotar com frequencia se ele gazes
10. algumas ervas ou drogas podem ajudar a reduzir a produçao de leite


nformaçoes tiradas do site La league La leche
http://www.lalecheleague.org/FAQ/oversupply.html
E la leche league français:
http://www.lllfrance.org/allaitement-information/trop-lait.htm
Folheto n° 59 :trop de lait

21.1.10

quem da mais trabalho?


Ja me fizeram esta pergunta mais de uma vez...
quem ta dando mais trabalho? Maya ou Anna Helena?
sem pensar eu e maridao respondemos: MAYA!!!
pois é...
ela é uma fofa com a bb, super carinhosa... mas requer nossa atençao o tempo todo.. especialmente quando estou amamentando , trocando , dando banho, arrumando as roupas, a casa... . enfim... quando temos de dar atençao para a bb, ou para qq outra coisa, ela apronta...
tb quando estamos no tel, no skipe, no computador fazendo coisas ... ela apronta...
ou seja: nada diferente do que era.... ela ja fazia isso comigo... ja comia coisas, ja destruia coisas, ja latia, tentava transar com as almofadas, ja pedia atençao.... em igual proporçao.. nao posso dizer que aumentou , pois nao é verdade..
porem a verdade é que meu tempo esta menor para ela e com isso suas estripulias se tornam maiores, mais pesadas para mim pois além de tudo tenho casa, bb, marido para cuidar....
mas tenho certeza que com o tempo as coisas se encaixam...
so sei que estou mega cansada......

pico de crescimento....


Tentando estabelecer uma rotina, no hospital nos ensinaram a dar um seio, trocar a fralda, dar o outro seio e tentar dar uma pausa de 3 a 4 horas...
Anna Helena manteve este ritmo ate o inicio desta semana.. tendo de ser acordada para mamar, muitas vezes dormindo 5 a 6 horas a noite.... porem um belo dia ela chorou esfomeada a cada 2 a 2,30 hs.... nada acalmava...
ate que li sobre os picos de crescimento... esta fase durou 2 dias e estamos voltando a rotina normal...
pelo visto teremos outros pelo caminho.. mas agora ja sabemos o que esperar :)

9.1.10


A cada dia esta sendo mais tranquilo...
As mamadas estao sendo menos confusas... estou conseguindo dar conta delas sozinha! (tenho de ter um copo ao lado para escoar as conchas, fralda para o excesso de leite caso a bb solte, a almofada de amamentaçao e a bb na tal posiçao - pois ainda nao temos como mudar isso.. esta é a unica que ela vai bem sem engasgar)
Ela ja esta com os horarios mais organizadinhos e a cada 3 a 4 horas ela da uma reclamadinha... com isso ja consigo me organizar para fazer minhas coisas... coisas da casa, coisas do marido....
Apos as mamadas as vezes ela fica um pouco acordada, e hoje ja deixei-a um pouco na cadeirinha ao inves o tempo todo deitada....
Ela ja esta curtindo mais o banho.. chorando so por conta do frio...
Ja me perguntaram se li muitos livros... alguns... e tem me ajudado muito a pensar a importancia da rotina para o bb, da organizaçao de sua alimentaçao, de um planejamento.. claro que flexivel, mas existente....
Vamos aos poucos construindo nosso dia-a-dia....
Quanto a Maya, anda latindo MUITO!!!! aprontando como sempre, mas latindo além da conta...
Claro que ja recebemos reclamaçoes de um vizinho simpatico que ao explicarmos a situaçao, falou que nao interessa a ele e que o problema nao é dele...
Mas estamos na Suiça nao é? entao nao poderia ser diferente...
Por outro lado, ela esta sendo muito gentil com a bb e comigo... quer minha atençao, mas respeita muito quando estou com ela... alias quer cheirar e lambe-la sempre...
Para ela tb esta sendo uma questao de adaptaçao e como tudo leva tempo...

6.1.10

15 dias de vida... 1 semana em casa...

Minha pequena fez 15 dias de vida hoje... e faz 1 semana que chegamos em casa...
A sage-feme veio hoje e a pesou e ela engordou 230 gr em 5 dias... confesso que eu estava bem preocupada depois do que passamos no hospital... mas disse que nossa pequena esta otima !
Posso dizer que cada dia é um novo dia, cada momento uma aprendizagem...
A amamentaçao ainda nao é algo simples... a produçao ja esta menor, e com isso ja consigo usar apenas as conchas, trocando umas 2 x durante a mamada...
Alias estas conchas salvaram e salvam minha vida! parece bobeira, mas ao armazenarem o leite elas evitam que ele fique "estocado" no seio e com isso evita uma serie de complicaçoes...
Mas enfim... a cada vez esta sendo mais tranquilo... ela nao tem engasgado mais e estamos nos conhecendo mais para juntas ter um ritmo de mamar...
Tudo é questao de tempo e paciencia...
Quando gravida ouvi muito Lenini e agora faz todo sentido... paciencia... essa é a chave para tudo.. (fica aqui o end, pois pra variar nao consigo postar o video :( )
http://www.youtube.com/watch?v=sXmWAOIWg3w
Quando cheguei em casa, achei que iria dar conta de tudo... que tudo tinha de estar perfeito, que tinha de dar tudo certo para minha pequena.. mas nao... ao contrario... tive de deixar de lado meu perfeccionismo, me deixar cuidar pelo maridao e aceitar que tenho de ter paciencia para tudo poder acontecer...
E assim estamos construindo aos poucos... juntos.. e o mais importante : a 3...

3.1.10

volta para casa - parte II

Aqui, como falei ha um serviço de enfermagem chamado sage-feme que vem em casa auxiliar as maes neste começo...
no primeiro dia ja se mostrou importante pois a noite que tivemos foi meio estressante e as orientaçoes dela no dia seguinte foram essenciais...
Estou tendo MUIIIITO leite ainda... entao a bb engasga com uma certa frequencia o que torna a mamada bastante estressante... sem contar que no lado onde ela nao esta mamando coloco uma toalha e as vezes esta nao da conta me molhando muito...
Agora imagina isso a cada 3 a 4 horas... o stress é beeemm maior e a gente fica no limite bem facilmente ou seja choro quase a cada mamada ...srsrs...
mas faz parte e amamentaçao é um aprendizado...
A sage-feme me orientou como esvaziar a mama antes de oferecer a bb tanto para evitar dela engasgar quanto para evitar de me fazer mal tanto leite acumulado...
me ensinou uma posiçao chamada "bola de rugbi" onde o bb fica bem inclinado, quase na vetical e assim vamos, comigo lembrando-a de respirar, ir devagar etc... a cada 4, 5 minutos tenho de parar para ela arrotar e acordar um pouco se nao, é batata, ela engasga...
Ela mama no maximo 15 min... isso é maximo mesmo... mas segundo a sage-feme, ha bbs que conseguem em pouco minutos absorver tudo o que precisam...tanto que ela fica "largada" e meu seio bem mais vazio...
O maridao fica comigo a cada mamada, do inicio ao fim... um super companheiro que me traz segurança neste momento importante que é o inicio da relaçao com nosso bb...
posso realmente afirmar que estamos vivenciando a amamentaçao a 3, pois além dele ficar comigo sempre, ela coloca ela pra arrotar, divide as fraldas pois trocamos ela no meio das mamadas e esta ali, a cada minuto do nosso lado...
A sage-feme voltara na quarta e teremos mais 2 encontros nos quais ela ira tirar duvidas, pesar a bb e verificar se tudo vai bem...
Isso da muita tranquilidade e segurança pois mesmo depois de tudo que estudei, sou mae de primeira viagem e tudo é novo para mim...
Estamos em casa ha 4 dias e ja temos uma rotina em funçao da bb... tem sido fantastico!
Ser mãe é uma experiencia incrivel na qual a cada dia me apaixono mais por esta princesa que Deus colocou nas nossas vidas...

Volta pra casa... parte I - Maya

Apos 7 dias voltamos para casa...
embora quisessem me segurar la pois minhas maos ainda nao estavam (e nao estao boas), voltamos dia 30.12 para passar o ano em casa :)
Tive sindrome do tunel do carpo em ambas as maos desde o 7 mes e teoricamente isso passaria logo apos o parto e ainda nao passou ate agora... vou começar fisio para ver se ajuda...
Bem, Saimos da maternidade e no final da tarde estavamos na porta de casa...
Entrei primeiro para que a Maya me visse primeiro, apos 1 semana de "sumiço" da vida dela...
Nem preciso dizer que quando ela me viu fez uma mega festa, chorou... e quando o maridao entrou com a bb ela cheirou, cheirou e logo voltou pra mim...
Maya se deu conta da bb no dia seguinte e ate hoje ela esta na fase de conhecer e aceitar...... na hora da mamada ela cheira, lambe a cabeça, as maos, cheira.... bem como se tivesse com a cria perto...rsrsr... sabemos que todo cuidado é pouco, pois a Maya é forte e as vezes fica sem noçao de sua força... entao o maridao esta sempre por perto para que ela possa se acostumar com a bb sem problemas e sem poda-la de vivenciar isso...
Ela tem se comportado bem, alias uma dama!
Quando falamos para ir devagar com o bb ela faz um barulho engra4ado tipo chorinho e tenta lamber... uma graça...
Por outro lado esta pedindo bastante atençao, aprontando de vez em quando e o maridao continua os passeios matinais dela...
Enfim aos poucos vamos gerenciando Maya e Anna Helena

1 semana de hospital - parte II

Além das questões que tive quanto ao leite e o inicio da amamentaçao, nos primeiros dias apos o parto tive o que chamam aqui de " baby blues"
O fato é que com o turbilhao de hormonios, seu corpo leva um tempo para retornar , entao vc tem a sensaçao de estar com uma TPM muito mais forte que o normal...
Conclusao? passei 2 dias chorando sem parar... sem motivo aparente.. so chorava..
olhava pra bb , chorava, o maridao chegava, chorava, enfermeira vinha, chorava...
enfim... além do choro ainda tinha uma mega culpa por estar chorando sem motivo...
Novamente o serviço daqui foi impecavel... conversaram muito comigo que isso é normal de acontecer... que 85% das mulheres tem isso.. que passa apos 2 a 4 dias....
A cada crise de choro vinha uma enfermeira e sentada na cama comigo falando para eu chorar mesmo... que nao havia problema.. que é normal, etc...
Um dos dias, uma delas nos deu um vale cafe para descermos no bar da maternidade e sair um pouco do ambiente, pois eu nao saia do quarto havia 5 dias...
Como veio , o tal babyblues passou....
Mas ficou registrado a importancia que teve todo o acolhimento e a paciencia, pois muitas vezes as pessoas tentam ajudar falando que nao temos motivo para chorar, falam das coisas boas que temos na vida etc, quando o que precisamos é apenas alguem que diga: chore... é normal.. e vai passar....

1 semana de hospital - parte I

A principio para nos, parecia um absurdo ficar tanto tempo no hospital...
mas entendemos a preocupaçao das pessoas daqui e acabamos nos supreendendo e agradecendo a Deus por isso... imagino que se estivesse em casa seria bem complicado...
Bem tudo começou com a "descida do leite" ou como falam aqui "le montée du lait".
Nos primeiros 3 dias a bb estava mamando e eu achava que tudo ia bem... ela tava dormindo bastante mas achei que ela era um bb bonzinho... porem ela estava perdendo peso e a ictericia subindo... como consequencia ela nao acordava para mamar e quando era acordada mamava poucos minutos e caia no sono...
Paralelo a isso meu seio direito estava bem machucado e sangrando, impedindo que ela continuasse mamando... tive que começar a usar a bombinha...e armazenar o leite retirado (que neste inicio nao passava de 20 ml..)
La pelo 3 dia me falaram da necessidade de complemento... ela havia perdido 10% do peso inicial e estava baixando pouco a pouco .... no inicio eu nao quis... achei que a mamadeira iria prejudicar ela pegar o peito depois ... me sujeriram dar a ela o leite retirado pela bombinha na seringa... consegui fazer isso 2 x, na terceira fiquei muito mal em vivenciar com minha filha a mesma situaçao que vivia com os pacientes da UTI neonatal ( alimentaçao na seringa) ... entrei em panico, chorei muito e acabei cedendo a mamadeira...
Ao contrario do que pensei, isso nao prejudicou em nada... ela pegou o seio depois como se nada houve...
Bem, 4 dias depois do parto, acordo com os seios ENORMES, quentes, duros e doloridos...(a tal descida do leite)... fiquei assim por 2 dias... sentia calafrios a noite, muita dor nos seios... e as enfermeiras traziam sistematicamente compressas frias quando a bb nao estava mamando e fraldas quentes pouco antes dela mamar...
No final do 6 dia o leite desceu...
desde entao tenho MUITO leite, mas muito mesmo... a bb começou a engasgar a valer enquanto mamava e eu comecei a colocar uma toalha em baixo do outro seio pois enquanto a bb mama em um , o outro verte leite como uma torneira...
O cuidado que tiveram comigo durante este tempo foi fantastico! nem parecia Suiça!
Pelo tempo que estive no hospital so pensava o quao dificil seria estar em casa sem saber o que fazer... com a bb perdendo peso e meus seios perigando empedrar o leite ( como ja aconteceu com amigas minhas )
Apos a saida do hospital, ha um serviço de enfermeiras chamado sage-feme que nos acompanha a domicilio.
Elas vem em casa para auxiliar a mãe quanto a amamentaçao, duvidas, pesam e acompanham o bb ( este sera um proximo post)

O nascimento...

No dia 23 de dezembro, por volta das 18 hs estavamos no starbucks tomando um cafe, quando comecei a sentir contraçoes... mas eram aquelas que eu ja sentia antes... nao dolorosas, apenas a barriga ficava dura e depois relaxava...
o Maridao logo me perguntou o que houve... e disse que minha cara estava diferente desta vez...
Fomos para casa e logo tive uma diarreia super forte... ai o maridao sugeriu que contassemos o tempo entre as contraçoes... estavam de 6 em 6 minutos...
Ele ligou praclinica, por precauçao e eles mandaram irmos ate la para um controle...
Pegamos os casacos e fomos.. sem nada mais.. (detalhe, como ela viria dia 28 eu nao tinha nem a mala da maternidade arrumada...)
Chegando la colocaram uns monitores, fizeram o toque e disseram, bem vamos ligar para seu medico que vc esta em trabalho de parto...
PANICO! como assim???? eu nao havia levado nada.... nao estava esperando acontecer assim tão de repente...
bem, isso eram 9hs da noite... em 45 min o medico chegou de Les Diablerets , ( uma estaçao de ski... acho que veio voando.. ahhaha) e ao chegar me examinou de novo... constatou que ela ainda estava na transversal e reafirmou a cesarea.... em seguida falou que estava com um estudante de medicina la se eu via problemas em ele assistir o parto... "claro que nao" eu disse... e ele ainda solta: ele so tem um defeito... é meu filho... (isso é hora de fazer piada? pensei... srrsr)
Bem.. fui levada para sala de preparaçao... nessa hora nao conseguia mais compreender bem nem frances, nem ingles.. e as pessoas falando comigo e eu mega nervosa... ate que aparece ao meu lado um enfermeiro portugues, extremamente gentil... ele ficou ao meu lado o tempo todo...falando comigo, me explicando tudo, segurando minha mao.. enfim, algo que para mim, naquele momento fez toda a diferença...
Tomei anestesia e foi tudo muito rapido.. logo ja ouvi ela chorar, a pediatra veio falar comigo e me lembro de perguntar a ela mais de 50 vezes se a bb era normal...
O maridao ficou ao meu lado o tempo todo, assistiu a tudo e na hora que ela nasceu ele tava mega emocionado....
eu estava meio dopada e tudo aconteceu bem rapido.. ela nasceu as 23:33 do dia 23.12.09, com 3.170kg, 47 cm.
Depois fui levada para recuperaçao com o maridao e ela perto... ele nao parava de repetir o quanto ela é linda...
Quando a anestesia foi passando me levaram para o quarto... o maridao pode ficar mais uns minutos e depois o mandaram embora ( aqui o pai nao dorme junto).. levaram a bb para o berçario e no dia seguinte ja trouxeram para mamar (isso merece um post a parte... )
Passei uma noite dificil, com dor e meio sedada, mas logo cedinho ja tiraram a sonda, me colocaram de pe, tomei uma ducha e assim começou o dia... nao demorei para andar e fazer as coisas... mesmo que dolorida...
No dia seguinte o Maridao parecia uma barata tonta.. trouxe algumas coisas, pois a tal mala da maternidade noa tava pronta.. e acabou esquecendo outras.. tipo trouxe escova e esqueceu pasta de dentes, trouxe shampoo e esqueceu o condicionador.. mas tudo isso faz parte...
Para ele voltar para casa sozinho e nos deixar la nao foi nada facil... esppecialmente quando tinha de voltar no final da tarde para dar o segundo passeio com a maya que havia ficado solita o dia todo...mas deu tudo certo...
Nao vou mentir que nao senti dor, mas foi realmente gerenciavel...
Bem, passamos 1 semana no hospital e foi MUITO importante isso...
mas no proximo conto mais...

Nasceu!!!!!!!


Fiquei um tempo sem conectar pois nossa princesa nasceu...
Sim , ela adiantou auguns dias da data marcada e depois mais 1 semana de hospital, alguns dias para entrar no ritmo com ela em casa.. enfim... ca estamos nos..
Ela é LINDA!!! FOFA!!! MARAVILHOSA!!! ( eita mae coruja...srsrs)
vou contar em cada post o que passamos ate agora... pois ha muita coisa pra compartilhar, muito nos surpreendemos e estamos aprendendo a cada dia....