28.2.10

DIETA PARA MÃE QUE AMAMENTA

Apesar de estar perdendo peso a cada dia, o maridao ontem veio me dizer que estou comendo demais... pesquisando na net, achei alguns artigos interessantes falando de como deve ser a dieta da mae que amamenta...

Uma nutrição rica e equilibrada são o melhor investimento que a mãe que amamenta pode dar ao bebê.
Os nutrientes absorvidos nos primeiros meses de vida do bebê ajudam a garantir-lhe um desenvolvimento saudável, proporcionando-lhe, ao mesmo tempo, um padrão de bem-estar futuro.
O que deverá comer: A mãe que amamenta deve continuar a consumir os alimentos recomendados durante a gravidez com vista a promover a lactação - formação do leite nas glândulas mamárias e respectiva condução para o exterior - e manter uma quantidade adequada de leite.
Uma dieta deficiente, neste período, embora não perturbe o valor nutricional do leite, pode reduzir a quantidade produzida e afetar a saúde da mãe. Isto porque, quando a dieta não os fornece, o organismo recorre às suas próprias reservas de nutrientes para conseguir uma melhor composição do leite.
Assim sendo, a dieta da mãe que amamenta deve incluir doses suficientes de fruta e vegetais frescos, peixes gordos, carne magra, legumes, frutas secas e cereais integrais.
Mas as regras de alimentação não ficam por aqui. A mãe que amamenta deve ainda:

- Consumir 500 calorias extra por dia, ou seja, cerca de 2300 a 2700 calorias por dia, a pensar em si mesma e no bebê.
- Beber muitos líquidos (de preferência água, leite e sumos de fruta diluídos) para garantir a produção de leite.
- Deverá beber, pelo menos, oito a doze copos de água por dia. Quanto mais beber, mais facilmente o organismo conseguirá produzir o leite necessário para alimentar o bebê.
O que deverá evitar
Também aqui não há mistérios. As substâncias que devia evitar durante a gravidez continuam a ser totalmente desaconselháveis durante a fase da amamentação:
Álcool.Cafeína.Tabaco e outras drogas.O álcool passa para o leite materno, podendo causar sonolência ao bebê e dificuldade na sucção do mamilo.A cafeína também pode afetar o leite materno, tornar o bebê irritadiço e perturbar-lhe o sono. O seu efeito diurético pode ainda aumentar a eliminação de líquidos pelo organismo da mãe, numa altura em que ela precisa de mais líquidos para a produção de leite.
A maioria das drogas, incluindo a nicotina, no caso das mães fumadoras, atingem o bebê através do leite materno, pelo que a mãe que amamenta não deve fumar nem consumir drogas (medicamentos desnecessários inclusive).
Outro cuidado a ter durante esta fase prende-se com a perda de peso. Com efeito, não há mal nenhum em querer recuperar a forma física anterior à gravidez, desde que a dieta não seja demasiado agressiva, isto é carenciada.
A perda rápida de peso da mãe pode constituir um perigo para o bebê, porque conduz à libertação de determinadas toxinas existentes na gordura do organismo para o leite materno.
A melhor técnica é, pois, combinar uma dieta saudável, mas pobre em calorias, com o exercício físico. De resto, a própria amamentação pode ser entendida, em sentido lato, como uma forma de exercício, na medida em que a mãe que amamenta queima mais 800 calorias do que aquela que não amamenta.
Regra geral, a mulher demora entre dez meses a um ano a voltar ao peso que tinha antes de engravidar. Por outro lado, só deve começar a tentar emagrecer, pelo menos, seis semanas depois do nascimento do bebê, sob pena de baixar a produção de leite.

fonte: e-family.net e meu bebezinho

pingas, tombos e muito leite

Uma vez, conversando com uma amiga ela me falou a seguinte frase: " todo mundo olha as pingas que tomo, mas ninguem vê os tombos que levo"
Achei isso bem interessante pois é a real... todo mundo vê o que vc tem, mas nao como conseguiu ou quais as consequencias disso...
Estou realmente cansada de ouvir que tenho muita sorte por ter muito leite, pois sei que é fantastico o fato de ter muito leite, mas por outro lado tem sido bastante estressante.... e o limite foi quando uma mae ao me ouvir contar que amamentar nao tem sido prazeroso me falou que eu nao tinha o direito de dizer isso pq tinha muito leite e ofendia a quem nao tinha... fiz uma serie de perguntas a ela e logo apos ela se calou e foi embora... espero que tenha pensado um pouco o quanto tudo isso é dificil pra mim, pois o ideal é ter o suficiente .. nem muito e nem pouco...
eis o nosso dialogo:

Quando seu filho esta chorando de fome, vc consegue coloca-lo no peito e alimenta-lo ate que ele fiquei saciado ?
Sim, ela disse
Eu nao, pois apos 1 ou 2 minutos que a lena começa a sugar meu peito esguicha jatos fortes que tenho de ordenhar num copo ate que os jatos parem e ela possa mamar sem engasgar ... enquanto isso ela fica chorando no meu colo. Isso acontece umas 2 a 3 x durante as mamadas.

Vc pode amamentar seu filho em qualquer posiçao, principalmente contra seu corpo para que ele sinta vc pertinho?
Sim... eu nao.. tenho que coloca-la com o corpo ao lado ou de frente ao meu, a cabecinha de frente para ter certeza de que ela vai soltar quando iniciar os jatos. Ja tentei outras, mas os engasgos sao fortes.

Alias, seu filho engasga pelo menos uma vez por dia de maneira a ficar sem ar, com os labios roxinhos e o corpinho mole?
Nao! Ela me disse... entao.. comigo acontece ao menos 1 x ao dia...

Apos amamentar seu filho vc consegue ficar com ele aconchegado no seu colo, logo apoas a amamentaçao?
Sim... eu nao .. pois as conchas que uso para evitar que eu e ela fiquemos ensopadas sao de plastico e isso pega bem nas costelas dela, sendo bastante incomodo... quando resolvo colocar os absorventes logo espero trocar nossas roupas...

Vc pode amamentar seu filho em publico?
Sim, claro...
eu nao.. pois preciso de um minimo de infraestrutura como vasilha para ordenha, lugar para me posicionar etc.. e as poucas tentativas foram um desastre.

Vc consegue curtir o tempo da amamentaçao?
Sim.. nos ficamos uns 20 a 30 minutos em cada seio... amo ver o rostinho dele me olhando... pois é disse eu.. a minha dura no maximo 10 minutos de muita tensao, prestando atençao nos jatos, nos engasgos, pedindo a ela para respirar, ela respirando ofegante pelo fluxo, e se vejo seu olhar é tentando mamar e respirar ao mesmo tempo....
agora imagina isso 6 a 8 x ao dia....


Ter muito leite pode ser um privilegio, mas tem consequencias... e ate este momento, nao posso dizer que amamentar é algo prazeroso... espero que meu corpo se adapte logo a isso e que eu possa viver esta experiencia de modo mais feliz...

24.2.10

2 meses de pura gostosura!!


2 meses que nasceu nossa princesa!!!!
2 meses de pura gostosura!
2 meses de novidades, de dificuldades, de felicidade, de choro, de alegria,
2 meses de aprendizado....
2 meses me apaixonando a cada dia....

20.2.10

Coisas atuais do tempo da Vovó....

Aqui na Suiça tem sido interessante perceber como a prescriçao de remedios é bem menor e no lugar disso opçoes "caseiras " ou do tempo da avó sao sugeridas,...
por ex:

para ingurgitamento do seio : folha de couve. Coloca a folha de couve dentro do sutien, no local (onde esta quente, dolorido e vermelho) (eu fiz e deu certo!)
para aumentar a produçao de leite: cha de erva doce, malte ( do ovomaltine ou da cerveja)
para diminuir o leite: cha de menta
para o bico machucado/rachado: passar o proprio leite, colocar casca de banana(com a parte da fruta em contato com o bico), colocar cha de camomila
para que o meconio nao grude na pele do bb, ao trocar a fralda passe vaselina (camada beeemmm generosa)
para intestino preso: cha de ameixa (tb ja fiz e deu certo!!!)

enfim... a medida que me forem passando essas receitinhas posto aqui para vcs conhecerem...

O simples as vezes é o mais importante...


Li este post neste blog e amei...nos leva a pensar o quanto nos importamos em dar coisas caras, fazer coisas encrementadas, cheias de coisas que nos julgamos serem importantes quando na verdade as coisas mais simples sao as que fazem mais sentido.. as que se tornam mais importantes principalmente na memoria.... (a foto é do papai fazendo o item 8, ihihhi)

Muitos pais, e principalmente mães não se sentem bons o suficiente a não ser que passem o dia todo “na cola” dos seus filhos, cuidando de cada detalhe, ajudando nos deveres de casa, etc.
Você já parou para pensar no que realmente importa PARA AS CRIANÇAS?
Você se preocupa com os deveres deles, em levá-los para aulas e atividades, ou com o beijo e o abraço que você ganha deles quando vai buscá-los na escola? Se você optou por beijos e abraços, com certeza fez a escolha certa!
Aqui está uma lista das 10 coisas que estudantes ao redor do mundo contaram que se lembravam com mais carinho sobre suas mães:

1. Venha até a minha cama na hora de dormir, me cubra, me cante uma música ou me conte uma história
2. Me dê muitos beijos e abraços e reserve algum tempo para conversar só comigo;
3. Tente reservar algum tempo só para mim. É importante que os pais tenham um tempinho a sós com cada um de seus filhos de vez em quando, nem que sejam apenas 10 ou 15 minutos;
4. Me ofereça alimentos nutritivos e gostosos, para que eu cresça forte;
5. Durante as refeições, converse sobre programas gostosos e diferentes para o fim de semana seguinte;
6. À noite converse comigo sobre qualquer coisa: amos, escola, família, etc;
7. Me deixe brincar muito ao ar livre!
8. Se aconchegue no sofá comigo para assistirmos a um bom filme;
9. Imponha disciplina. Filhos se sentem cuidados quando são disciplinados;
10. Me deixe bilhetinhos carinhosos na mochila ou lancheira de vez em quando.

17.2.10

as vezes a coisa complica...


pois é...
levamos nossa maya de manha para fazer a tal esterilizaçao... o coraçao pituco... olhos marejados do maridao...
quando fui busca-la, no lugar dos furinhos da laparoscopia, encontro um ENORME corte...
o vet me disse que ao entrar com a camera da laparoscopia, encontrou um ovario imenso, a 2 mm do rim...
Teve de abrir e ainda usar as pinças da laparoscopia pois estava muito delicada a situaçao...
Graças a Deus nossa Maya estava em boas mãos... foi uma cirurgia delicada e trabalhosa segundo o vet .. mas correu tudo bem...
Ela passou o resto do dia prostrada.. anadndo devagar, mas no dia seguinte a danada ja estava serelepe... foi duro mante-la sem correr ou pular por 36 hs...
e agora, ja esta a mil... correndo , pulando, pedindo atençao... aprontando...
ou seja: Nossa Maya....ahhaha

ps: ela é tao cara de pau que mesmo a mamâe zuando ela com uma touca ela ainda faz pose pra foto...

14.2.10

Maya em : o dilema....


No ultimo cio da Maya, tivemos alguns problemas serios... ela teve gravidez psicologica pela 2 vez, teve leite.. com isso teve de tomar remedio e o vet nos disse que para o proximo deveriamos pensar em cruzar ou castrar pois ela podera ter sintomas mais intensos no proximo cio... ( sem contar as tentativas de fuga e a sujeira pela casa por 3 semanas...)
pq isso aconteceu? ele falou que sao os hormonios e que é caracteristico da Maya...
bem... esta semana notei que a danada começou a "transar com as almofadas" e levamos rapidamente ao vet para ver a quantas estava o proximo cio...
ele nos disse que no maximo 2 semanas...
Eu e o maridao entramos num dilema cruel.. o que fazer?????
Estavamos esperando o cio la por meados de março, inicio de abril quando planejamos ir ao Brasil.. e com isso ate passou pela nossa cabeça cruzar ela... mas agora, com a Lena pituca ainda e eu solita aqui, a duvida se tornou uma realidade nua e crua...
Nao tenho condiçoes de encarar um cio da Maya agora... muita sujeira, ela fica doida, late e tenta fugir o tempo todo sem contar o mais importante: o risco de ter outra gravidez psiclogica com sintomas mais intensos e isso levar a infecçao e coisas piores....
Cruzar agora foi a ideia brilhante do maridao... porem a gestaçao dura 2 meses e ate la a Lena ainda vai ser pequena e euzinha teria de cuidar de bb pequeno, maya e filhotes ( e ainda num pais como este...)
Nao nos sobrou outra opçao se nao agendar o mais rapido possivel a castraçao...
Foi com muito pesar, dor no coraçao e tristeza que resolvemos castrar nossa Maya.... mas sao escolhas e estas como sempre falo tem perdas e ganhos... para nossa realidade neste momento, esta é a mais viavel....
a cirurgia sera amanha :(

ingurgitamento????

Na noite de quinta, quando estava amamentando a Lena, na hora em que sentia o leite descendo (sinto quente descendo pelo seio e com isso sei exatamente quando vai começar a esguichar...), nesta hora senti uma dor quase insuportavel do lado direito perto do braço...
apos a Lena terminar a dor ainda estava ali... minha noite foi dificil.. calafrios, febre e a dor imensa.... acordei com o corpo dolorido comose estvesse com gripe...
postei minha divida nas listas que participo ( materna-matrice, best baby e materna_sp) e recebi novamente um acolhimento imenso... tive de ir na clinica onde a Lena nasceu, pois quando liguei la para pedir orientaçoes, me disseram que poderia ser mastite e com isso tinham que ver...
Graças a Deus ainda nao era mastite e sim esse tal "ingurgitamento"... la, apos ser examinada, fiz a retirada do excesso de leite com a bomba e colocaram um flector antiinflamatorio ( tipo um emplasto sabia) no meu seio... além da orientaçao de colocar folha de couve-flor... ( fiz e ajudou bastante!!!)
Agora ja estou bem melhor... mas todo cuidado é pouco...
A Catherine, me deu uma super força e ao ler no blog dela este texto, achei muito interessante...
obrigada Catherine!

Na literatura de aleitamento existe uma diferenciação entre ingurgitamento, mastite e Galactocele:

Ingurgitamento
“ Na maioria dos casos as mamas estão simplesmente cheias. O leite continua a “descer” e a criança pode mamar normalmente. A mãe deve amamentar freqüentemente para retirar o leite. Se as mamadas não aliviam o peso, a mãepoderá usar a expressão manual para retirar um pouco de leite. Depois de alguns dias, sentirá as mamas mais vazias. Mesmo assim, a nutriz continuará produzindo leite em grandes quantidades.
Algumas vezes, particularmente se o leite não for retirado em quantidade suficiente, as mamas podem ficar ingurgitadas. Mamas ingurgitadas são dolorosas. Ficam tensas e brilhantes por causa do edema (líquido) nos tecidos. O leite pode parar de “descer”.O ingurgitamento é mais comum após parto hospitalar do que domiciliar. É mais comum nos hospitais onde se usam outros alimentos e naqueles que mantêm horários rígidos para as mamadas. Poucas mulheres apresentam ingurgitamento em hospitais onde há alojamento conjunto e sistema de livre demanda precoce.
Após alguns dias, o ingurgitamento costuma desaparecer.” Marcus Renato
Se só teve febre pode ser “chamada febre do leite” que é:
“Algumas vezes, mulheres com ingurgitamento mamário apresentam febre por 24 horas.
Isto é chamado “febre do leite” e provavelmente é causada por substâncias que passam do leite para a corrente sanguínea. Essa febre com grande freqüência desaparece sem tratamento. Se continuar por mais de 48 horas, procure algum foco infeccioso”
O ingurgitamento pode levar ao desmame porque:
• A aréola está tensa e é difícil para a criança esticar a mama para formar um bico.
• A criança suga em má posição e não consegue retirar leite eficientemente.
• A criança suga em ma posição e pode ferir a pele do mamilo, causando fissura.
• A mãe amamenta menos porque tem dor.
• A produção de leite diminui porque a criança não suga tempo suficiente e o leite não é retirado.Para tratar o ingurgitamento, retire o leite da mama
• Se possível, mantenha a criança sugando.
• Se a criança não sugar adequadamente, retire o leite manualmente. Se as mamas estiverem muito dolorosas poderá usar uma bomba
• Quando conseguir retirar um pouco do leite, a mama ficará mais macia e a criança poderá sugar mais eficientemente.
• Continue com a expressão, tão freqüentemente quanto for necessário, para que as mamas fiquem menos dolorosas, até que o ingurgitamento desapareça.
Mastite é:
“Se um duto bloqueado ou ingurgitado não for desobstruído, o tecido mamário poderá infectar. Parte da mama fica vermelha, quente, inchada e amolecida. A mulher tem febre e não se sente bem. Isto é mastite.” Marcus Renato
Diz Dr º Ricardo Jones: “... pode ser ocasionada por restrições alimentares, mau posicionamento do bebê, ou na vigência de um obstáculo no trajeto da drenagem do leite de um setor da mama. Esses obstáculos podem ser originários de um bloqueio ductual, redução da freqüência das mamada a compreensão dos dedos que seguram a mama.
.continua Ric Jones “...Semelhante ao ingurgitamento mamário, a mama vai apresentar uma área avermelhada, ademaciada e dolorosa. Sintomas sistêmicos como pulso aumento e elevação de temperatura, assim como uma sensação de mau estar, calafrios e rigidez podem acompanhar o quadro. Neste estado o processo ainda não é infeccioso e pode ser resolvido com a retirada dos obstáculos... mas apenas algumas mulheres com mastite são portadora de um processo infeccioso, mas a tentação dos profissionais de saúde é o tratamento de todas as mastites através da antibioticoterapia, e nunca é demais falar nos terríveis problemas ocasionados pelo abuso do uso do antibiótico pela medicina contemporânea”
O Drº Ricardo Jones recomenda, que a mastite não infecciosa são melhores: “com retirada dos fatores obstrutivos causal, continuação das mamadas e a retirada do leite”
Na literatura médica eles descrevem a medicação tanto alopata como homeopata, mas ai acho que deve consultar um médico.
Ele continua e fala dos casos de drenagem: “Nos casos de abscessos mamários deve-se proceder drenagem cirúrgica do processo e a interrupção temporária da amamentação do lado afetado, até a recuperação dascondições da amamentação.
O que é abscesso mamário? De uma forma “vulgar”, é um tumor líquido na mama. Apalpando a mama vc sentirá uma tumorização flutuante (com líquido) ou avaliada por ultrassonografia. Esta é a mastite não tratada.
A Vilma Nishi, uma parteira muito bem conceituada, costuma dizer que mastite é: quando a mulher carrega a vida nas costas. Ou seja, faz muita coisa ou esta se responsabilizando por coisas demais no mundo do intelecto e deixando a parte da maternagem de lado. Ela costuma indicar compressa de ricota com pés no chão.
Galactocele:
“É uma complicação pouco freqüente que se estabelece quando o aleitamento já se encontra em andamento. Ocorre pela obstrução dos canalículos mamários, com conseqüente represamento do leite a montante. Percebe-se uma tumorização dolorosa, embora, ao contrário da mastite, ele não possua característica inflamatória, pelo menos em princípio. Calor local e expressão do tumor em direção as papilas parecem ser o tratamento mais efetivo. Em casos mais severos, pode-se punsionar a lesão e aspirar com agulha de grosso calibre, pois o liquido em geral é denso e espesso” Drº Ricardo Jones
Como Tratar um Duto Bloqueado:
Trate cuidadosamente o duto bloqueado para prevenir mastite e abscesso mamário. Freqüentemente fica desobstruído em um dia ou dois.
• Melhore a posição de mamada
• Use diferentes posições para amamentar de tal modo que o leite seja retirado de todos os segmentos da mama. Você já tentou amamentar deitada?
• Mantenha a criança mamando freqüentemente do lado que estiver inchado.
• Massageie delicadamente a parte inchada em direção ao mamilo para ajudar a esvaziar aquela parte da mama.
• Descanse e usar roupas largas.
Acredito que se vc conhece o funcionamento e a diferenciação fica mais fácil para “curar”, entende.
Toda mulher precisa saber o funcionamento do seu corpo. Assim as coisas ficam mais fáceis. Acho que hoje em dia a medicalização é muito forte.
Em toda literatura eles indicam que o bebê mame, seja no ingurgitamento seja na mastite ou ainda na Galactocele."

7.2.10

6 semanas e mastercard...

ja estou melhor, hoje é o ultimo dia dos antibioticos...Nossa vida mudou muito... muito mesmo.. tudo gira em funçao de mamar, trocar, dormir, além de dar conta da casa, comida, roupas e tb atençao ao maridao..... mas como o mastercard, realmente NAO TEM PREçO...
A Lena a esta com 6 semanas e meia e esta começando a dar sinais de que sua visao esta mais focada... Ela ainda nao ve como nos, mas nos ultimos dias começou a nos olhar e reconhecer rostos e sorrir a eles... claro que é assistematico e por alguns segundos, mas é incrivel acompanhar essa pequena mudança no comportamento dela... Ela se acalma ao ouvir nossa voz e é incrivel como ela ja sabe alguns rituaizinhos basicos, como colocar o babador antes de mamar (ela fica quietinha esperando e quando termino de colocar ela ja abre o bocao...srrs.. ou como ea espera paciente quando o seio começa a esguichar (na cara dela..) e tenho de esvaziar um pouco antes de continuar a mamada... ( ela sabe que logo vai voltar a mamar e isso é incrivel!) Ela ja tem alguns horarios definidos e é interessante ver como ela tem mamado sempre naquele horario... ( tenho uma tabela de horario para as mamadas e para me ajudar a lembrar qual lado ela tem de mamar...srsrs.. essa tabela tem me ajudado muito!) Ja conhecemos quando ela tem dor de barriga (ou colica)... quando ela reclama de gazes, quando ela quer um aconchego antes de dormir e ate quando ela tem dificuldade para dormir e precisa ser "enrolada/embalada"...Parece ter um horario certo para ficar mais agitada... e dizem que tem mesmo um horario em que todos bbs do mundo ficam agitados...srrs (o dela é das 18 as 22) Ja aprendemos que por ela quase nao chorar, nos mostra seu incomodo agitando os braços e fazendo sons.... e cada sonzinho tem seu motivo....Que ela ama ficar no colo, mas tem momentos em que precisa do bercinho dela...Ela ama tomar banho... em especial banho de balde (mas se sente mais segura se enrolada na fralda para este banho...) Cada dia aprendemos mais sobre este anjo que Deus colocou em nossas vidas... cada dia ela nos ensina mais sobre paciencia, empatia e amor... ( entre muitas outras coisas) Cada dia.. cda minuto... NAO TEM PREçO...

troca de informaçoes...

O orkut tem inumeras comunidades.. muitas delas inuteis.. porem muitas bem interessantes , as quais podemos trocar informaçoes e aprender muito...
participo de 2 em especial que tem me ajudado muito nesta nova etapa coma Lena...
uma delas é "grupo de amamentaçao virtual" e " soluçao para noites sem choro"
os proximos posts coloquei textos e sugestoes que me deram e ao colocar em pratica vi que deram tao certo que achei legal compartilhar....

Shantala


Fizemos o curso de Shantala...
eu e Lena Lena e eu...
amamos...
nem vou colocar nada aqui sobre essa massagem pq o google ta chhheeeio de informaçoes preciosas sobre ela...
so posso dizer que é magico... vale a pena ... esses minutos de massagem sao deliciosos para mim e principalmente para ela...

Banho de Balde



Banho de bebê costuma vir acompanhado de trilha sonora – ou seja, muito chororô. Uma das explicações, segundo especialistas, é que, quando os pequeninos entram em contato com a água, logo se lembram do meio aquático do útero, um lugar fechado, escuro, quente e seguro. Quando percebem que estão em um ambiente claro, menos aquecido e aberto, ficam tensos.
A partir dessa constatação, obstetras e parteiros de maternidades na Holanda criaram em 1997 um baldinho pensando em transmitir ao bebê uma transição tranquila do útero para o mundão. “É como um miniofurô: os bebês ficam em posição fetal, submersos do pescoço para baixo, e relaxam automaticamente”, diz Ana Cristina, parteira do Gama – Grupo de Apoio à Maternidade Ativa.

A Lena ama!!!! Mas percebemos depois de ler um poste neste Blog ( www.neonatologiakk.blogspot.com ) que ela poderia ficar melhor se envolvida numa fraldinha... e realmente ela relaxa e curte bem mais....

Teoria da Extero-gestação


Teoria da Extero-gestação

Os bebês humanos estão entre os mais indefesos de todos os mamíferos. Por causa do maior tamanho do cérebro e do fato de que o tecido nervoso necessita de mais calorias para se manter que qualquer outro, grande parte do alimento ingerido é gasto em prover nutrição e calor para as células nervosas. Mais significante é o fato de que nossos bebês necessitam nascer mais cedo do que deveriam, com seus cérebros ainda não totalmente desenvolvidos. Se o bebê humano nascesse já com o sistema nervoso central amadurecido, sua cabeça não passaria pela pelve estreita da mãe no momento do parto. Ao contrário de outros mamíferos, como girafas e cavalos, o recém-nascido humano é incapaz de andar por um longo período após o nascimento, porque lhe falta o aparato neurológico maduro para tanto. O custo primal de ter um cérebro grande é que nossos filhotes nascem extremamente dependentes e em necessidade constante de cuidado.O crescimento do nosso cérebro após o nascimento é mais rápido do que o de qualquer outro mamífero e segue neste ritmo por 12 meses. A seleção natural demanda que pais humanos cuidem de seus filhos por um longo período e que os filhos dependam dos pais. Esta necessidade mútua traduz-se em um estado emocional chamado “apego”. Em algumas culturas, como na tribo !Kung, bebês raramente choram por longos períodos e não há sequer uma palavra que signifique “cólica”. As mães carregam os bebês junto ao corpo, com um aparato semelhante a um “sling”, mesmo quando saem para a colheita. A relação mãe-bebê é considerada sacrossanta, eles permanecem juntos o tempo todo. O bebê tem livre acesso ao seio materno e vê o mundo do mesmo ponto de observação que sua mãe. Nossa cultura ocidental não permite um estilo de vida idêntico ao de tribos primitivas, mas podemos tirar lições valiosas sobre como ajudar nossos bebês na adaptação à vida extra-uterina. Nos primeiros 3 meses de vida, o bebê humano é tão imaturo que seria benéfico a ele voltar ao útero sempre que a vida aqui fora estivesse difícil.É preciso compreender o que o bebê tinha à sua disposição antes do nascimento, para saber como reproduzir as condições intrauterinas. O bebê no útero fica apertadinho, na posição fetal, envolvido por uma parede uterina morninha, sendo balançado para frente e para trás a maior parte do tempo. Ele também estava ouvindo constantemente um barulho "shhhh shhhh", mais alto que o de um aspirador de pó (o coração e os intestinos da mãe).A reprodução das condições do ambiente uterino leva a uma resposta neurológica profunda "o reflexo calmante". Quando aplicados corretamente, os sons e sensações do útero têm um efeito tão poderoso que podem relaxar um bebê no meio de uma crise de choro. Os 5 métodos para acalmar um bebê até 3 meses de idade são extremamente eficazes SOMENTE quando executados corretamente. Sem a técnica correta e o vigor necessário, não adiantam em nada.

Pacotinho ou casulo (embrulhar o bebê apertadinho)
A pele é o maior órgão do corpo humano e o toque é o mais calmante dos cinco sentidos. Embrulhadinho, o bebê recebe um carinho suave. Bebês alimentados, mas nunca tocados, freqüentemente adoecem e morrem. Estar embrulhadinho não é tão bom quanto estar no colo da mãe, mas é um ótimo substituto para quando a mãe não está por perto.Bebês podem ser embrulhados assim que nascem.
Apertadinhos, de forma que não mexam os braços. Eles se sentem confortáveis, "de volta ao útero". Bebês mais agitados precisam mais de ser embrulhados, outros são tão calmos que não precisam. Se o bebê tem dificuldade para pegar no sono, pode ser embrulhado apertadinho, não é seguro colocar um bebê para dormir com um cueiro solto. Não permita que o cueiro encoste no rosto do bebê. Se estiver encostando, o bebê vai virar o rosto procurando o peito, ao invés de relaxar.Todos os bebês precisam de tempo para espreguiçar, tomar banho, ganhar uma massagem. 12-20 horas por dia embrulhadinho não é muito para um bebê que passava 24 horas por dia apertadinho no útero. Depois de 1 ou 2 meses, você pode reduzir o tempo, principalmente com bebês tranqüilos e calmos.

Posição de Lado

Quanto mais nervoso seu bebê estiver, pior ele fica quando colocado sobre as costas. Antes de nascer, seu bebê nunca ficou deitado de costas. Ele passava a maior parte do tempo na posição fetal: cabeça para baixo, coluna encolhida, joelhos contra a barriga. Até adultos, quando em perigo, inconscientemente escolhem esta posição.Segurar o bebê de lado ou com a barriga tocando os braços do adulto ajuda a acalmá-lo (a cabeça fica na mão do adulto, o bumbum encostado na dobra do cotovelo do adulto, com braços e pernas livres, pendurados).
Carregar o bebê num sling, com a coluna curvada, encolhidinho e virado de lado, tem o mesmo efeito. Atualmente especialistas são unânimes em dizer que bebês NÃO DEVEM SER POSTOS PARA DORMIR DE BRUÇOS, pelo risco de morte súbita.O bebê não sente falta de ficar de cabeça para baixo, como no útero, porque na verdade o útero é cheio de fluido e o bebê flutua, como se não tivesse peso algum. Do lado de fora, sem poder flutuar, virado de cabeça para baixo, a pressão do sangue na cabeça é desconfortável.

3. Shhhh Shhhh - O som favorito do bebê

O som "shhh shhh" é parte de quem somos, tanto que até adultos acham o som das ondas do mar relaxante.
Para bebês novinhos, "shhh" é o som do silêncio. Ele estava acostumado a ouvir tal som 24 horas por dia, tão alto quanto um aspirador de pó. Imagine o choque de um bebê acostumado a tal som o tempo todo chegando a um mundo onde as pessoas cochicham e caminham na ponta dos pés, tentando fazer silêncio!Coloque sua boca 10-20 cm de distância dos ouvidos do bebê e faça "shhh", "shhh".
Aumente o volume do "shh" até ficar tão alto quanto o choro do bebê. Pode parecer rude tentar "calar" um bebê choroso fazendo "shh", mas para o bebê, é o som do que lhe é familiar.Na primeira vez fazendo "shhh", seu bebê deve calar pós uns 2 minutos. Com a prática, você será capaz de acalmar o bebê em poucos segundos. É ótimo ensinar isso aos irmãos mais velhos, que adorarão poder ajudar e acalmar o bebê.
Para substituir o "shhh", pode-se ligar:
- secador de cabelos ou aspirador de pó,(ja testei e funciona !)- som de ventilador ou exaustor,- som de água corrente- um CD com som de ondas do mar,- um brinquedo que tenha sons de batimentos cardíacos- rádio fora de estação ou babá eletrônica fora de sintonia,- secadora de roupas ligada com uma bola de tênis dentro- máquina de lavar louças, O barulho do carro ligado também acalma a criança.

4. Balanço

"A vida era tão rica no útero. Rica em sons e barulhos. Mas a maior parte era movimento. Movimento contínuo. Quando a mãe senta, levanta, caminha e vira o corpo - movimento, movimento, movimento."(Frederick Leboyer, Loving Hands)Quando pensamos nos 5 sentidos - visão, audição, tato, paladar e olfato - geralmente esquecemos o sexto sentido. Não é intuição, mas a sensação de movimento no espaço.
Movimento rítmico ou balanço é uma forma poderosa de acalmar bebês (e adultos). Isso porque o balanço imita o movimento que o bebê sentia no útero materno e ativa as sensações de "movimento" dentro dos ouvidos, que por sua vez ativam o reflexo de acalmar.
Como balançar ?
1. Carregando o bebê num "sling" ou canguru;2. Dançando (movimentos de cima para baixo);3.
Colocando o bebê num balanço;4. Dando tapinhas rítmicos no bumbum ou nas costas;5. Colocando o bebê na rede;
6. Balançando numa cadeira de balanço;7. Passeando de carro;8. Colocando o bebê em cadeirinhas vibratórias (próprias para isso);9. Sentando com o bebê numa bola inflável de ginástica e balançando de cima para baixo com ele no colo;10.
Caminhando bem rapidamente com o bebê no colo. Quando balançar o bebê, seus movimentos devem rápidos mas curtos. A cabeça do bebê não fica sacudindo freneticamente. A cabeça move no máximo 2-5 cm de um lado para o outro. A cabeça está sempre alinhada com o corpo e não há perigo de o corpo mover-se numa direção e cabeça abruptamente ir na direção oposta.

5. Sucção

No útero, o bebê está apertadinho, com as mãos sempre próximas ao rosto, sugando os dedos com freqüência.
Quando nasce, não mais consegue levar as mãos à boca. A sucção não-nutritiva é outra forma de acalmar o bebê. A amamentação em livre demanda não é recomendada somente para garantir a nutrição do bebê e a produção de leite da mãe, mas também para suprir a necessidade de sucção não-nutritiva. Alguns especialistas orientam às mães a darem chupetas para isso, mas ainda que a chupeta seja oferecida ao bebê, não deve ser introduzida nas 6 primeiras semanas de vida, quando a amamentação ainda está sendo estabelecida. Há sempre o risco de haver confusão de bicos e o bebê sugar o seio incorretamente. É importante lembrar que o bebê nunca chora à toa. O choro nos primeiros meses de vida é a única forma de comunicar que algo está errado. Ainda que ele esteja limpo e bem alimentado, muitas vezes chora por necessidade de aconchego e calor humano. Por isso, falar que bebê novinho (recém nascido até 3 meses oumais) faz manha (no sentido de chorar para manipular "negativamente" os pais) não tem sentido. Bebês novinhos simplesmente não tem maturidade neurológica para tanto.
Bibliografia:The Happiest Baby on The Block, Dr. Harvey Karp, Bantam Dell, 2002. New York.
Our Babies, Ourselves: How Biology and Culture Shape the Way We Parent, Meredith F. Small, Anchor Books, 1998. New York.

2.2.10

estou dodoi....


sexta começou a doer a garganta e conhecendo meu corpo ja marquei medico...
sinusite ele diagnosticou...
e la estou eu tomando remedios, e usando mascara cada vez que pego na Lena...
aiaiai nao vejo a hora disso passar...