27.1.09


É impressionante como algumas pessoas ficam incomodadas com o fato de não estarmos trabalhando... ( eu no caso)
Fazem perguntas onde o incomodo fica nitido, como:
"mas vc fica fazendo o que o dia todo? " ou " mas vc fica em casa o dia inteiro?" ou ainda: "vc nao pensa em trabalhar ai, so vai ficar estudando ?" (lembrando que nao é qq estudo e sim um doutorado... e em frances!) ou ainda:(essa foi a pior de hoje) "ta fazendo muitas compras ai?" ( detalhe a Suiça é um dos paises mais caros da europa...)
As vezes me pergunto o que incomoda tanto as pessoas quando outras nao trabalham por um periodo? qual é a fantasia que as pessoas tem sobre morar fora do Brasil?

Aprender uma lingua nao é tarefa facil.... tenhamos por base os bebes... que apos quase 2 anos escutando começam a esboçar as primeiras palavras.. claro que com adulto é um pouco mais rapido porem o processo de aquisiçao de uma lingua é o mesmo... temos de compreender para depois de um tempo falar... ou seja...

TEMPO + ESTUDO+ ESFORçO + ETC....


Alem disso a vida continua.... faço tudo o que qq pessoa no seu dia-a-dia faz.. (qq pessoa que nao tenha empregada)
Alem disso tenho um monte de coisas para estudar do doutorado, algo nada simples quando fazemos na nossa propria lingua.. entao nem vou comentar....

Julgar....

o que muitas pessoas fazem ate sem pensar pois é tao automatico coloca seu julgamento em todas as situaçoes que fica impossivel parar e olhar o outro.. a situaçao do outro, o que o outro esta sentindo naquela situaçao...


As vezes me pego sem vontade de falar ao telefone e ao msn.... pq se falo qq coisa diferente do que a pessoa julga acreditar ouço: ah, mas vc mora na Suiça.. primeiro mundo.. etc...
Depois de 7 meses posso dizer que gosto de morar aqui... realmente é um lugar lindo, com qualidade de vida, com segurança, porem tem desvantagens que nao vem ao caso neste momento. Estou aproveitando este momento da melhor maneira possivel.. estudando, aprendendo, conhecendo pessoas, lugares...
Aqui tenho aprendido muito! a nao julgar, a ouvir, a observar, a tentar olhar mais ainda o outro, pq sou julgada quase o tempo todo pelas pessoas daqui e do Brasil...
E também tenho aprendido a nao levar as coisa tao a serio, nao me magoar tanto, ficar mais na minha...... enfim: APRENDIZADOS NECESSSARIOS....


Entao fica a pergunta: o quanto julgamos o outro e esquecemos que ali tem um ser humano? Colocar-se no lugar do outro... algo de extrema importancia numa relaçao seja ela qual for... e tao dificil para muitas pessoas...
o quanto vc consegue se colocar no lugar do outro sem juga-lo?

4 comentários:

  1. miiiiiiiiiau!

    Querida...
    vc está fazendo essa reflexão sobre julgar, aprender observando aí no exterior. Eu aprendi mudando de emprego.

    :suspiro:

    É complicado.

    ResponderExcluir
  2. Hmmm...
    Entrei pra ler seu post e achei MUITO bacana o que escreveu. Sabe que às vezes acho que nem é o julgamento do outro que invade tanto, mas a coragem que a criatura tem de falar sem filtrar, assim na lata...a velha mania de pregar que "diz o que quer, doa a quem doer" faz dessas pessoas criaturas invasivas, inconvenientes, preconceituosas. Enfim, povinho uó.
    Tenho ouvido cada uma...agora que adotamos uma bebê...imagine.
    Quebra tudo aí no doutorado. Cuide da casa, do marido, da vida com todo seu amor. Quem não sabe cozinhar, limpar e cuidar precisa ficar 24 horas por dia fora de casa e participar com dinheiro e criticar quem sabe (ainda) ser mulher-imperatriz :P
    Beijão!!! Kelma
    (Caramba, tive que apagar o post com o nome do meu irmão e escrever com o meu...eita caca danada!)

    ResponderExcluir

volte sempre!!!
deixe seu miadinho..