11.2.09

Adaptaçao...



Adaptaçao.. o que é isso?
Muitas pessoas tem me perguntado se ja estou adaptada...
hum.... acho que sim...
  • Nao me perco tanto para ir aos lugares (santo GPS...heheh), ja acho quase tudo o que procuro no supermercado, tenho encontrado alternativas para as diferenças alimentares, ja tenho uma rotina de atividades, ja tenho amigos que se preocupam se estou sozinha quando o Maridao esta fora por uns dias... , ja consigo escolher a roupa certa sem passar muito frio na rua ou calor dentro dos lugares (aquecimento interno das casas e frio de menos 3°C na rua), ja penso em comprar coisas bonitas e diferentes para minha casa, alias ja chamo de minha casa ...eheeh... , ja consigo me comunicar com as pessoas nas lojas, nas ruas, enfim.... se isso for estara adaptada entao ja estou.... hehehe
  • por outro lado, nao canso de achar diferente e lindo cada por do sol desta terra, conheço um lugar diferente cada semana, conheço pessoas de todos os lugares do mundo... tenho amigos alemaes, italianos, canadenses, portugueses, tailandeses, AINDA .... me surpreendo quando recebo uma gentileza, acho linda a neve quando acaba de cair, acho incrivel a segurança e ainda me pego assustada quando alguem chega perto de mim de repente..., faço mimica para me fazer entender, acho todos os lugares perto, "passeio" no supermercado descobrindo coisas novas....
  • mas ainda fico triste quando penso na minha profissao ( mesmo fazendo doutorado), tenho muitas saudades de coisas simples como ir a um restaurante japones, uma pizzaria, ou ainda sair para comer apos as 22 hs! ou aos domingos... (aqui tudo fecha as 5h da tarde, restaurantes as 23h e aos domingos NADA abre) Ir ao cinema ( ja falei que aqui todos os filmes sao dublados? Ha algumas poucas salas VO (versao original em ingles) com legenda em frances e alemao) ou ainda ir a um shopping e ficar "batendo perna"(aqui nao tem o conceito de shopping que temos no Brasil...temos comercio de rua no centro da cidades), ou ir a casa de alguem so para jogar conversa fora, ir ao supermercado e achar tudo o que conheço, saber exatamente onde achar determinada coisa, comer pao de queijo, tomar um mate com leite no rei do mate, poder fazer uma brincadeira sem ter de ser formal o tempo todo, ter certeza que entendi tudo o que alguem falou para mim na rua , numa loja ou na faculdade, ter pessoas que dao um jeitinho para vc nao ter de voltar pela 8 vez no lugar so pq faltou uma coisinha ou encontrar pessoas que tentam te ajudar mesmo nao sendo a funçao delas....
Enfim...
Pequenas coisas que fazem falta mesmo quando ja estamos "adaptados"....

2 comentários:

  1. Amiga,

    Pela primeira vez gostei realmente de ler o que escreveste sobre esta tua grande aventura!!
    Sim, sinto de verdade que te estás a adaptar, ainda que as saudades sejam tremendas e vão existir sempre, mas aos poucos tens aberto as tuas portas e as tuas janelas a esse país e a essa cultura tão difirente da tua.

    Temos de ver se nos encontramos no msg para jogar fora conversa, tenho muitas saudades!!!

    Ainda continuamos sem saber quando vai ser o tratamento por isso ainda não podemos combinar a nossa viagem. Mas este ano vamos aí :-))

    Um beijo enorme para ti e para o Marcos

    ResponderExcluir
  2. É, Dani!

    São muitas mudanças na vida de uma pessoa, né?!

    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir

volte sempre!!!
deixe seu miadinho..