18.4.10

Muito leite: bençao ou maldiçao?

Ainda tendo problemas com amamentaçao...
Sao 115 dias, 870 mamadas e muito estress...
Agora a Lena aprendeu a se jogar para tras quando chora... entao o cenario esta ainda pior...
ela ( com fome) começa a mamar... 1 ou 2 minutos depois o seio começa a eguichar fortes jatos de leite.. ela solta.. esguicha leite na carinha dela... ela chora se jogando para tras... o leite continua esguichando... eu tento acalma-la e ao mesmo tempo conter os esguichos para que ela continue a mamar... ficamos assim ate que os esguichos diminuam e ela consiga continuar ou ela estresse tanto que nao pare de chorar e tenho de acalma-la fazendo-a dormir e depois de um tempo tentar de novo ( ai a cena toda se repete pois cada vez que ela suga o leite esguicha.. nao importa se ela mamou ha 15 min atras...)
Ate a semana passada, quando os esguichos começavam eu tirava o excesso num copo e depois ela continuava... ai, conheci uma consultora em amamentaçao que me orientou a segurar o bico de forma a conter o fluxo e "teoricamente" ensinar meu corpo a nao fazer mais isso...
Fazem 6 dias que estou tentando... 6 dias sem usar o copo ... porem foram tao estressantes quanto antes... ela me disse que por meu corpo ter funcionado praticamente 4 meses assim demoraria mais para normalizar.... sera que vai mesmo normalizar? mas nao sei quanto tempo mais eu aguento esta situaçao... talvez tentar mais 1 ou 2 semanas? sem contar que daqui a 1 mes vamos para o Brasil... como viajar assim?
Amamentar seria um momento em que mae e filha se encontram e compartilham algo bom... mas no nosso caso este é um momento de puro estress onde a Lena faminta tenta se alimentar e eu tento conter os jatos de leite e nao deixa-la engasgar ao mesmo tempo que tento alimenta-la...
ate onde isso vale a pena? choro todos os dias ... uma tristeza imensa toma conta de mim cada vez que vejo minha filha chorando desesperada no meu seio, com fome, lutando contra os jatos de leite que nao param de esguichar...
O maridao vem tentando me convencer que esta situaçao nao vale a pena.. que a minha relaçao com a Lena nao precisa de tanto estress.. que isso esta nos fazendo mal pois todos os dias fico pessima...
ele me diz que posso abrir mao do seio e dar a mamadeira...mas por outro lado me sinto culpada pois tenho leite.. alias muito leite... como nao da-lo a minha filha???
Estou perdida... o que devo fazer? continuar a amamentar nesta situaçao de puro estress para garantir que ela tenha o leite materno tao precioso? ou abrir mao e dar a mamadeira a qual vai ter um leite artificial e tb mais tranquilidade?
Sei que Deus quer que eu aprenda algo... mas nao sei o que...
estou perdida... e muito cansada....

3 comentários:

  1. Amiga,
    Por aqui está tudo tranquilo.
    Não vale a pena desesperar. Mais um tratamento falhado, mas temos a porta aberta para outros e continuamos a acreditar e a apostar nos novos tratamentos que iremos fazer.

    Em relação ao teu peito, porque não tiras o teu leite e dás na mamadeira? Assim ela continua a beber do teu leite, o que é mais saudável e é menos stressante para ti e para a Lena.
    Uma amiga minha fazia isso. Não por ter muito leite, mas simplesmente porque o bebé não pegava na mama dela. Ela tirava e dava na mamadeira e ele bebia. E como ele também se engasgava muito ela comprou tetinas anti-engasgamento e tudo funcionou melhor a partir dessa altura.
    E fez isso durante uns bons meses.
    Ela teve pena, porque aquele contacto de mãe/filho deixou de existir e passou a ser uma bomba mecânica a fazer o papel que o bebé deveria fazer, mas foi uma opção.
    E ele deixou de mamar o leite dela só com uns 7 ou 8 meses.

    Mas também te digo amiga, quer dês peito ou mamadeira, o mais importante é que estejas bem e que não vivas esses momentos com tristeza. Isso não te faz mesmo nada bem.

    Torço para que tudo corra bem.

    Um beijo enorme.

    ResponderExcluir
  2. Oi Danielle,

    Você já tentou pump o leite e dar ma mamadeira? Assim vai estar dando leite materno e vai ser uma experiência muito melhor para vocês. Eu fiz isso
    com o meu primeiro menino.

    Eu Moro em Vancouver Canada com o meu marido e dois meninos- um de 2 Anos e um de trés meses. Adoro os seus blogs, especialmente o "gatinha na cozinha" :)

    O meu nome também é Helena e o meu apelido Lena!

    ResponderExcluir
  3. Dani, minh prima tirava com bomba e colocava na mamadeira - mas não porque tinha muito leite, mas porque meu primo não mamava no peito e engasgava muito, dai dormia, e como ela tinha muito leite e vazava, ela tirava, colocava na mamadeira, e depois esquentava em banho maria. Será que não daria certo?

    Boa sorte amiga.
    Fiquem com Deus.
    Bjos, Jú

    ResponderExcluir

volte sempre!!!
deixe seu miadinho..