24.8.10

Introduçao de solidos...


Amamentar foi uma aventura no inicio para mim... muito leite, muito estress ate que um dia, puf! o leite parou de esguichar, o peito parou de ficar mega cheio ( ta ate meio muchiba.. srsr) e a Lena passou a mamar tranquila e eu a curtir amamentar...
Porem chegou a hora da introduçao de solidos e juntou o sentimento de mae com o de fono e aff que estress, medo , insegurança.. tudo...
A Lena tava no ritmo dela.. comendo pouco a cada dia.. mas eu queria que ela COMESSE.... misturava tudo o que eu achava que era bom pra ela ( ou seja fazia aquela papinha "marrom" e nao me permitia deixa-la experimentar... por isso parei com tudo e comecei do começo....
A alimentaçao é uma experiencia sensorial... paladar, olfato, visao, tato...e nao podemos simplesmente ignorar isso... pois nos so comemos se a comida for bonita, cheirosa e ai sim vamos ver se é gostosa... pensando assim, a cada novo alimento, a Lena pega poe na boca, cheira, brinca... eu dou na colher, dou a ela com o dedo... e assim fomos...
seguimos o esquema daqui e ela começou com os legumes primeiro e 3 semanas depois com as frutas...
a pediatra deu uma tabela (meio confusa) com quais legumes/frutas/cereais/etc... se inicia a cada mes...
aqui ha legumes e frutas diferentes e fica ate dificil pra mim organizar o cardapio dela pois o meu conhecimento de coisas é do Brasil...
aqui nao tem mandioquinha, chuchu, raramente encontro mandioca, o mamao é carissimo e nao tao bonito.. a manga é rara, e por ai vai...em compensaçao aqui tem chow rave, abricot, inumeros tipos de ameixa, nectarina, pessegos e outros... banana so tem 1 tipo, assim como laranja, so um tipo....
Entao vou me adaptando com o que tem e comprando quando acho as outras coisas...srsrs
porem minha pequena tem ficado mega presa... faz a maior força, me olhando com aqueles olhinhos ate lacrimejando e nao sai nada! quando sai, sao poucas bolinhas duras...
falei com a pediatra que falou que o intestino dela vai se habituar, mas que tenho de evitar as coisas que prendem e dar o que solta...
e ai , pensei... o que prende e o que solta?
aff procurei na net ate achar algumas informaçoes e assim, quando faço as papinhas vou colocando mais coisas que soltam do que prendem...
apesar de caro, dou mamao com laranja a cada 2 dias, tento colocar suco de laranja nas frutinhas e tenho colocado tb na papinha um cereal chamado millet ( que nao achei traduçao) pois a ped disse que solta... vamos ver ne?
mas confesso que essa nova jornada da beeemm mais trabalho que a outra.. pensar no que juntar, fazer papinha a cada 2 dias, pensar no ferro, nos nutrientes, na carne, no frango, ovo, cereal... e ainda tentar alternar cor e sabor para nao ficar sempre aquela gororoba marrom... nao é facil... srrs
acabo cozinhando no vapor todos os legumes permitidos para esta idade e depois bato no mixer alternando por ex.. batata doce, beterraba, uma folha, abobrinha, ponho no potinho.. depois abobrinha, brocolis, batata e couve flor... outro potinho... e assim vamos... ah.. e tb ponho temperinhos como hortela, manjericao, sasinha, cebolinha...
ha dias que ela devora o pote e quer mais... ha dias que sobra... a sobremesa/fruta ela nunca recusa e adora praticamente todas... so as mais azedinhas que ela faz aquela careta, tem arrepio e nao quer... mas de resto aceita todas...
No inicio dava mama depois de cada refeiçao.. ate que a propria lena parou de mamar...e agora restou a da manha, da noite e depois do almoço...
Paciencia e muita brincadeira fazem parte das nossas refeiçoes...

Um comentário:

  1. Dani, tô adorando ler esses posts de como está sendo essa nova etapa :)

    Bjos, Jú

    ResponderExcluir

volte sempre!!!
deixe seu miadinho..