7.7.11

Alergia alimentar..... parte II ( sentimento)

Hoje, apos 5 meses do diagnostico, ja estou bem tranquila e ate ja incorporamos a ausencia de leite na alimentaçao da Lena....
mas no inicio, o meu sentimento era de muita tristeza....
nao sei se era por eu gostar muito de leite e derivados ou por achar que era seria "privada" de comer muitas coisas gostosas....
Trabalhei muito esse sentimento dentro de mim para que eu pudesse respeitar esse impedimento dela... a vontade de que ela experimentasse um danoninho, ou um sorvete ou um nescau.. ou qq outra coisa gostosa era tao grande que ate hoje, ainda me pego tendo de me segurar e me chamar pra real...
esse sentimento é doido.... é viceral, é intenso e forte... o sentimento de querer dar tudo do seu mundo a sua filha.. dela poder experimentar tudo o que é importante pra vc, de ter prazer com a comida, e ate da nossa sociedade ser movida ao ritual da alimentaçao.......esse sentimento é tao forte que chega a ser irracional...
Vivemos numa sociedade em que o papel do alimento é quase de um "cimento social"... esse termo é estranho, mas nao achei outro que pudesse definir esse papel tao importante que a alimentaçao e o comer tem nas nossas relaçoes sociais...
Quando vamos na casa de alguem ou recebemos algem em nossa casa a primeira coisa é oferecer algo pra beber ou comer... nao importa a cultura, isso acontece..... quando saimos com alguem para conversar ou passear, acabamos indo comer alguma coisa pois faz parte da relaçao social sair para jantar, almoçar, tomar cafe... etc... e nao para " passear " simplesmente por exemplo.....
E essa mesma sociedade que tem como "cimento social" o alimento, dita regras e tras conceitos tao intrinsecos que nao sabemos nem de onde vem .....
Coinscidencia ou nao, (eu, sinceramente acredito que nada é ao acaso) , esse é o tema principal da minha pesquisa de doutorado... que antes do diagnostico da Lena se limitava a crianças com gastrostomia ( ou seja : restriçao total de alimentos) e agora ampliou-se para estudar o " significado da alimentaçao para as maes, qual o sentimento em relaçao a restriçao alimentar"
Sim, eu quero entender pq isso é tao forte e irracional a ponto de me fazer pensar em varios momento : ah... é so um pouquinho.. nao vai fazer mal.... quero entender de onde vem essa necessidade de alimentar os filhos com o que "julgamos" ser o melhor, mesmo que clinicamente ele seja proibido...... E apos entender isso, espero poder ajudar a outras maes que passam pela mesma situaçao, pois a restriçao alimentar entra tb os celiacos, diabeticos, e muitos outros...
bem, a conclusao deste estudo vai demorar um pouquinho.. mas os caminhos da pesquisa ja estao traçados...
Hoje, posso dizer que convivo bem com o fato dela nao poder leite e derivados... ja faz parte da vida... mas definitivamente foi algo que internamente precisou de um certo trabalho interno.... importante para meu crescimento ....
Sim.. essa pituca veio para me ensinar... ehhehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

volte sempre!!!
deixe seu miadinho..