7.7.11

Alergia alimentar..... parte I ( fato)

Levei um susto... confesso que quando veio a noticia meu chao sumiu....mesmo com todo estudo que tenho, com toda experiencia em trabalho com alimentaçao, quando o assunto é com a gente a coisa muda de figura...
Bem tudo começou quando em novembro a Lena, aos 11 meses me desmamou....
Como toda mae, imaginei que ela "precisasse" do leite e ofereci o leite em po infantil( chamado pelos pediatras de formula...) Tentei varias.. e nada da Lena querer.... ate que o aptamil ela aceitou um pouco e eu, como toda mae ( desesperada) com medo da filha ficar sem leite, sem calcio , etc... seguia dando leite pra ela dormindo, pois acordada ela nao queria...
Na mesma epoca, ela começou na escolinha 2 x na semana.... e a mesma epoca começou a vomitar tudo o que comia e ter MUITA secreçao.... levava na pediatra e ela dizia que era virose... ou que era virus da gripe... cada hora um virus diferente... e a Lena vomitando.. de dia, de noite... vomitava.. e com secreçao que nao acabava mais.. aff...
Ficamos nesta situaçao 3 meses..... foram 3 meses que eu quase nao dormia.. sofria pois ela acabava de comer e vomitava.... ela nao ganhando peso.. aquele monte de secreçao e ela sem respirar, engasgando na secreçao... e a medica falando que era virose... ate que na ultima consulta em janeiro, ela falou que nao sabia mais o que nos dizer... fiquei meio chocada...
Enfim... fomos para o Brasil em janeiro e 3 dias apos chegarmos marquei pediatra ,...
Durante a consulta ele me fez varias perguntas, pesou e mediu a Lena.. falouq euela estava bem abaixo da curva ( meu mundo caiu ne?) e por fim veio a conclusao: vc parou de amamentar em novembro? e.. ela ta assim desde novembro? hum.. vamos cortar o leite e derivados e observar 1 semana.. ai vc volta aqui...
Olhei para ele com cara de susto: como assim cortar leite e derivados???? o que ela vai tomar? como ela vai comer??? e o calcio?
Aos poucos ele me tranquilizou... e tb entrei em contato com uma amiga que as filhas gemeas tb nao aceitavam leite e ela me contou que tava suco... foi o que fiz.. troquei as mamadeiras de leite antes de dormir por sucos reforçados... de manha comecei a dar fruta ao inves de cereal com leite e cortei yogurtes e outros derivados do leite...
Voltei la depois de 1 semana em que a Lena nao tinha mais vomitado e estava sem nada de secreçao e visivelmente mais feliz! sim.. menos chorona, mais tranquila.. dormindo melhor..... e ele me disse que realmente era algo relacionado ao leite.. que por ela ser muito pequena nao daria para definir ainda se era intolerancia a lactose ou alergia a alguma proteina do leite... me passou calcio para dar a ela e me indicou um nutricionista para me orientar na alimentaçao...
No inicio, o mito do leite era forte demais.. nossa cultura traz isso muito intrinseca ( mas isso é assunto para outro post) e sofri ao pensar no que ela nao poderia comer ou tomar... mas ao passar com o nutricionista, fui ficando mais tranquila, pois descobri que tudo o que vai ao forno ela pode comer.. paes, pao de queijo, bolos, etc.. pois o calor quebra a enzima e o que fica restrito é o leite "in natura" e derivados tipo yogurte, coalhada, etc...
Hoje em dia, ja estou super criativa para fazer a comida e uso alternativas para que ela possa nos acompanhar.... faço pure, molho branco e outras coisas com leite de coco, vitamina com leite de amendoas e por ai, a criatividade tem ido longe.......tb acabei mudando um pouco os habitos alimentares da casa... e tem dado super certo...
Nunca imaginei que fosse tao tranquilo viver sem o leite....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

volte sempre!!!
deixe seu miadinho..