7.7.11

Alergia alimentar..... parte III ( o desfecho)

Quando o medico me falou para suspender o leite, me explicou que existem 2 tipos de problemas : a alergia ao leite e a intolerancia a lactose.
sim, sao coisas diferentes que tem desfechos diferentes... aqui podemos entender melhor sobre isso: http://www.semlactose.com/index.php/2008/02/18/alergia-ao-leite-de-vaca-x-intolerancia-a-lactose/
A orientaçao dele foi de suspender tudo ate 2 anos e a partir dai ir aos poucos reintroduzindo para observar qual seria a reaçao dela...
Sinceramente, nunca foi um problema para mim tentar definir se era intoleracia ou alergia... pois os cuidados seriam os mesmos ate 2 anos.. nada de leite e derivados... e calcio para complementar...
Alias, o leite é o 6o. alimento em calcio! pois é!!!! fiquei surpresa também.... em primeiro vem o repolho, depois o brocolis, a sardinha, e outros.. e so em sexto vem o leite... ou seja..... da para complementar com outros alimentos simmmmm!
mas voltando ao assunto da diferenciaçao...
Eis que quando voltamos do Brasil, a pediatra da Suiça questionou o diagnostico dizendo que nunca tinha ouvido que os sintomas da Lena seriam de problemas com leite.. e sim seriam diarreia e diiculdades respiratorias.. ( o pediatra do Brasil falou que os sintomas variam muito pra cada pessoa) e ela propos fazer um exame de sangue e fezes apos voltar com o leite por 2 semanas...
Eu e o Marcos decidimos nao fazer esse exame... pois além de dar mito falso negativo, iria deixa-la doente novamente so para provar oq ue ja sabiamos... e como o pediatra do Brasil ja havia falado, apos 2 anos, saberiamos o que é realmente...e que a diferenciaçao dos diagnosticos normalmente se faz por observaçao.... que a alergia se manifesta rapido.. no dia mesmo.. e que a intolerancia leva um tempo de ingestao do alimento para se manifestar....
Bem...no inicio de junho fomos num aniversario e a Lena ao brincar com outras crianças foi comendo coxinha.. esfira, empada, etc... e eu tranquila, pois nao via nada que pudesse fazer mal a ela.. so nao deixei ela comer os docinhos feitos com leite condensado e o bolo de chocolate...
Ao chegar em casa ela começou a vomitar bastante... epreocupada liguei para a mae da aniversariante para saber qual dentre os salgadinhos poderia ter leite.... ela me disse que um dos recheios da esfira era espinafre com ricota....
Com isso, fechamos junto com o pediatra o diagnostico dela... é alergia ao leite... so nao sabemos a qual enzima...
E por ser alergia, pode passar com 2 ou 3 anos...
Ate la, continuamos com atençao e muita criatividade ao que ela come...... :)

Um comentário:

  1. Meu Deus!!!
    Demorei para comentar pois tinha que ler tudo!

    Bem, mesmo depois de todos os percalços, felizmente, você descobriu - eu mesma, não bebo leite desde que nasci. Como os derivados, como todo o resto, mas o leite mesmo (suco com leite, chocolate tb), me embrulha o estômago e o mais estranho disso tudo: eu não amamentei - isso tudo começou quando eu ainda era bebê.

    Dani... você é corajosa! Se mudaram de continente! Com bebê e dog! Desejo toda sorte desse mundo para vocês nessa nova etapa, espero que a adaptação seja mais fácil... só fico pensando... Suíça e EUA - muitas questões culturais tão díspares, mas ainda assim acho que os EUA é um pouco mais parecido com a nossa realidade aqui de SP.

    Bjos! Jú

    ResponderExcluir

volte sempre!!!
deixe seu miadinho..