8.10.09

Dilema feminino...

Ontem a noite estava conversando com uma amiga e mais uma vez ela esta com o mesmo problema, o que me levou a pensar no grande dilema que existe hoje em dia diante da mulher...
Esta minha amiga é incrivelmente bem sucedida, adora o trabalho, e esta no auge da carreira... com isso trabalha bastante, (entra as 8 e sai... por volta das 19h - quando consegue... e com frequencia leva trabalho para terminar em casa, afinal cliente nao espera, chefe quer eficiencia cobrando tudo para ontem, e a pior de todas: a cobrança interna de ter de fazer sempre o melhor, mesmo antes de ser solicitado...)
Por outro lado, ela tem uma casa para cuidar, um marido, uma filha de 6 anos e um bebê de 8 meses... cada um destes com uma demanda diferente...fazendo com que ela se desdobre em muitas para responder a todas estas demandas quando chega em casa (a noite).
Ontem ela me falou que a babá avisou que vai sair... minha amiga tem chegado apos as 19h (pois o transito de sao paulo nao perdoa) e nao ha mais condiçoes dela ir embora tao tarde.... as meninas estao com uma baita alergia e no final de semana minha amiga se deu conta que a faxineira que vai 2 x na semana ( pois se for mais do que isso constitui vinculo empregaticio e ela teria de assinar carteira, pagar impostos, coisa que ja faz com a babá e ela nao tem como arcar com tantos custos) ...enfim , a faxineira esta "dando um tapa" na casa... como nao tem patroa para ficar em cima ela limpa onde "passa o gato", nao tirando moveis do lugar, deixando a casa com muito pó, entre outras coisas, ou seja: nao fazendo o trabalho dela de faxineira...
Ela decidiu colocar a bb numa escolinha, mas de qq forma precisa de alguem que cuide das meninas e da casa enquanto elas nao vao a escola por meio periodo e ela e o marido vao trabalhar...
Fiquei pensando muito na situaçao desta minha amiga que nao é diferente de muitas mulheres...
Trabalhar fora e ainda ter uma boa carreira nao é tarefa facil para uma mulher que tem familia ( filhos, marido, casa...)... pois o mercado de trabalho, as empresas nao perdoam se sua baba nao foi ou se vc esta tendo problemas com seu filho na escola... ou ainda se seu bb esta doente... querem produçao, querem tudo para ontem pois isso mostra o quão eficiente vc é... e mais, querem tudo para ontem e com a qualidade de algo que levou um tempo de dedicaçao...
e do outro lado da balança vc se torna refem de pessoas que vao cuidar da sua casa ( comida, roupas, etc), criar e educar seus filhos além de passar a eles sabe la o que mais de valores e principios....
ou vc simplesmente abre mão da carreira bem sucedida e se torna mãe e dona de casa... o que nos tempos de hoje é tb complicado pois além da questao financeira, uma pessoa precisa ter sua pp vida, seus projetos.. e nao apenas viver em funçao da casa e dos filhos.. pois a longo prazo isso se torna bem perigoso...
Enfim, é um grande dilema que dificilmente vejo uma soluçao real...
Penso muito nisso, especialmente neste momento...

3 comentários:

  1. Aii dani... vou deixar minha mãe comentar hoje..
    Pois eh dani, já pensei e ainda penso muito nisso.. tenhu 20 anos, mas já namoro a 5 anos..intão penso em casar, ter filhos.. tbm nao quero que meus filhos sejam criados por outras pessoas, mas tbm nao quero depender dos outros financeiramente.
    é complicado.. primeiro porque escolhi fazer contbilidade pra justamente passar em concursos, talvez fora do estado.. mas penso que terei que escolher entre isso e uma vida que semore sonhei. sabe, antes pensava em tudu isso que iria passar em concursos publicos ir pra longe, hj já tô mais sussegada , só o que eu queria era ficar em casa fazendo bolos pro meu esposo..rsrsrs...cuidando dos meus filhos...mas pra isso, alguem vai ter que trabalhar neh...rsrsrs aiii tão complicado...
    qto ao thor, eu pensei em dar essas latinhas, mas o antigo vet disse que era bom dar 2 por mes só, porque é viciante e dpois ele nao vai quere comer outra coisa.. então estamos dando comida na boca pra ele, ficando ao lado ele até ele comer tudo...
    Um beijo querida...obrigada pelos seus conselhos... gosto muito de vc... bjus fer e thor

    ResponderExcluir
  2. As vezes me pergunto:_Quem foi a idiota que comecou com essa historia de independencia feminina???hauahauau
    Vim ao Japao com 15 anos, comecei a trabalhar nessa epoca,pra me manter,pois ja morava sozinha,num pais distante e longe da familia.Sempre trabalhei,tive ganhos e perdas,penei pra conciliar estudos,trabalho,apartamento,adolescencia,liberdade,independencia...
    Te digo uma coisa Dani, voce soh sabera o que fazer depois que sua bebe nascer.Ate quando estava gravida eu pensava no meu retorno ao trabalho,fazia planos e via que muita amiga se virava com filhos e trabalho.Mas me dei conta que cada pessoa eh unica e a forma que leva a vida tambem eh diferente.Hoje nao troco a convivencia com meu filho por nada nesse mundo.Vou voltar a trabalhar sim,mas antes preciso preparar meu filho pra isso.Preciso ensinar a falar,pra se defender sozinho.Preciso ensinar a usar o banheiro sozinho,a comer sozinho,a caminhar sozinho.Quando ele estiver pronto pra enfrentar o mundo com novos amiguinhos e novas professoras,ai sim.Eu volto a ter minha vida.Nao a de antes, porque depois que vc tem filho,sua vida NUNCA mais sera como antes.Mas eh maravilhoso tudo isso e eu nao perderia essas fases por emprego nenhum,por dinheiro nenhum.Mas isso sou EU,Kelly.Eu nao me vejo entregando meu filho nos bracos de outra pessoa pra eu ir trampar.O marido esta se virando sozinho,nossa renda caiu bastante,mas estamos nos virando e ele concorda que ainda nao esta na hora do Breno ficar com estranhos.Eu faco minha parte em casa,tento economizar em tudo,cortar gastos futeis e com isso estamos vivendo.Hoje eh dureza,mas tenho conviccao que meu filho ira agradecer no futuro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. dani passei aqui pra ver como vc esta,seu maridnho ja foi? seu pai ja esta com vc? a Ana Helena ta bem? a MAya ta mais calminha ? mande noticias bjim.
    espero que esteja tudo bem .

    ResponderExcluir

volte sempre!!!
deixe seu miadinho..