4.5.10

ser radical

Fui viitar uma amiga que teve gemeos e confesso que sai de la muito triste...
Triste em ver o quanto ela esta se privando de curtir a maternidade apesar as dificuldades... se privando por ser radical...
Muitos livros "ensinam" como cuidar do bb.. como treinar o bb para dormir sozinho ou a noite toda...e muitos deles sao radicais..
Li varios deles... ha coisas boas escritas, porem deve-se ler com um distanciamento a fim de nao entrar nos radicalismos...
Livre demanda nunca foi minha praia... respeito, mas nao funciona comigo.. eu preciso de um minimo de organizaçao... e mesmo a Lena nao fica no peito depois nem que eu queria muito... e por outro lado, tb se a Lena quer mamar antes de 3 horas, é claro que dou... nao a deixo chorando de fome so pq nao deu a hora que eu esperava...
Essa minha amiga nao... acha que nao pode ceder e se um dos bbs quer mamar antes, ela deixa chorar e so da na hora "prevista" assim nao atrapalha o horario...
Alias deixar chorar tb nao funciona comigo... principalmente por serem muito pitucos... ela alega que nao pode acostuma-los no colo e que eles tem de aprender a se acalmar sozinhos... ( confesso que ao ver os bbs berrando e ela a continuar fazendo as coisas me deixou angustiada... pedi para pega-los e ela disse que era melhor deixa-los se acalmarem sozinhos... aiaiai)
Amo de paixao ficar com a Lena no colo... claro que tem momentos em que ela fica no berço, no tapetinho... afinal ela precisa brincar, mexer, explorar outras coisas, mas nao deixo de pega-la no colo ou de acalma-la quando ela chora com medo de " mal acostuma-la"... ela é so um bb! ( sem contar que é uma delicia poder faze-la dormir e depois curtir esse soninho no colo...)
é real que bbs pitucos como os dela ( de 1 mes e meio) nao dao muito retorno... e esse limbo dura ate os 3 meses quando eles começam a interagir, sorrir, perceber que estamos ali.. . antes disso as vezes ficamos frustrados de so alimentar, trocar fraldas e ouvir choro... a Lena nunca chorou muito, mas ha bbs que choram MUITO mesmo... os da minha amiga sao assim... mas nao justifica deixa-los chorando.. ao contrario.. talvez eles realmente precisem de muito contato, muito colo e muito carinho...
A maternidade quando feita de maneira mecanica pode prejudicar tanto bb quanto a pp mae que nao fortalece o vinculo que as primeiras semanas pos nascimento é tao forte.. a chamada " preocupaçao maternia primaria" segundo winiccott.. mas nao vou falar de teoria e sim de radicalismos...
Acabei vindo para casa mais cedo de tao mal que me senti ao ver o quao radical ela esta agindo e o quanto ela e os bbs estao perdendo... numa postura quase distante ela falava dos bbs com uma certa raiva, um rancor de nao estar sendo o que ela esperava.. deles chorarem tanto, de estar sendo tao dificil...
mas ninguem disse que é facil, nao é? e se levarmos de uma forma mecanica, sera ainda mais dificil pois nos privaremos de curtir os pequenos momentos com aquele serzinho tao pituco e indefeso...momentos tao preciosos que nao voltam mais... momentos especiais... momentos do dia-a-dia...
Sou contra radicalismos... de qualquer tipo...
por isso me permito viver e APRENDER a cada dia a ser mae....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

volte sempre!!!
deixe seu miadinho..