26.1.10

Hiperlactaçao....

Trocando informaçoes com colegas de listas de disussoes e comunidade de amamentaçao virtula do orkut, descobri que tenho hiperlactaçao...
Recebi este texto de uma das colegas... me clareaou bastante...
ate a semana passada eu estava em panico de pensar que o Maridao voltaria a trabalhar esta semana... Lena engasgava quase toda a amamada e nao eram engasgos de leve nao.. eram daqueles brabos de ficar roxinha e ter de colocar de ponta cabeça...(imagina o panico!)
Mas depois de algumas trocas de emails, comecei a tentar outras posiçoes,... estrategias para controlar o fluxo, ordenhar antes da mamada ( isso tem sido essencial), entre outas coisas...
ja deu resultado.. esta semana passamos sem engasgos, ou engasgos fracos..srrs, menos produçao ( ainda bastante , mas menos que antes) e BEEEMMM MAIS TRANQUILAS....
uma colega comparou a amamentaçao a uma dança... e eu amei esta comparaçao...
sim.. uma dança onde no inicio ainda nao entramos no do outro, pisamos no pe do outro.. ora vamos rapido demais, ora devagar.. ate que aos poucos vamos nos harmonizando.. e a dança começa a ser prazerosa....
Eu e Lena estamos entrando no ritmo.. aos poucos.... mas posso dizer que vale a pena insistir... mesmo que o mundo diga nao... srrsrs

Quando muito leite é um problema
As vezes uma mae produz mais leite do que o bebe precisa, e isso pode tornar as mamadas estressantes e desconfortaveis para o bebê e a mae. A maioria dos bebes de maes que tem leite em excesso ganham peso mais rapido que o norma.Ter um peso mais alto que o normal é problema só quando há dificuldades por causa do excesso de leite.
Alguns bebes cuja mae tem excesso de leite nao mamam o suficiente porque eles tem dificuldades em controlar o forte fluxo e nao conseguem se alimentar com facilidade. Quando uma mae produz mais leite que o necessario podemos observar o seguinte comportamento do bebê :
· Bebê chora muito e geralmente é irritadiço ou inquieto
· As vezes o bebê pode sufocar, se asfixiar, cuspir ou tossir durante a mamada
· O bebe pode parecer querer morder ou pendurar no bico do peito durante a mamada
· O leite jorra quando o bebê larga o peito. Especialmente no começo da mamada
· A mae pode ter bico do peito dolorido
· O bebe pode se se controce e as vezes grita
· A mamada parece uma batalha, o bebe que pega e larga o peito o tempo todo
· As mamadas podem ter uma duraçao curta as vezes de 5 ou 10 minutos no total
· O bebe parece ter uma relaçao de amor/odio com o peito
· O bebê pode arrotar ou ter gases com frequencia entre as mamadas com tendencia a regurgitar com frequencia
· O bebe pode ter as fezes verdes, moles ou espumosas
· O peito da mae esta cheio a maior parte do tempo
· A mae pode ter frequentemente os canais obstruidos, que pode se tranformar em mastite
Se algumas destes comportamentos te parecem familiar, pode ser que voce tenha uma produçao abundante de leite, que pode causar um reflexo de ejecçao muito forte e/ou desequilibrio na produça do leite ralo e do leite gordo. O comportamento descrito acima pode muitas vezes ser diagnosticado como intolerancia à lactose, à proteina de leite, refluxo ou hipetonicidade. Felizmente a produçao da maioria das maes superprodutoras se equibibram por volta dos terceiro mes de aleitamento.
Porque?
Existem varias razoes para que uma mae produza leite em excesso. Algumas maes produzem muito leite desde o começo. Em alguns outros casos, a abundancia é o resultado des maus conselhos. Isto parece acontece especialmente se a mae pompa uma certa quantidade de leite antes da mamada para ralentir o fluxo, para que a mamada seja mais confortavel para o bebê. Isto ajuda no começo, mas termina em um problema cronico. Uma outra causa pode ser de passar ao segundo peito antes que o bebe tenha terminado o primeiro . Isto acontece quando a mae amamenta um tempo contado em cada peito ou quando ela tenta achar um peito que o bebê aceite melhor. O peito de algumas maes sao muito sensiveis à estimulaçao, e trocar de lado varias vezes sem antes acabar com o leite de cada um dos peitos pode resultar em uma superproduçao de leite nos dois peitos. Problemas de superproduçao sao geralmente criados por maus conselhos. A mae pode ter sido aconselhada de dar de mamar por alguns minutos de cada lado do peito ou que o bebe deve mamar dos dois peitos à cada mamada. Para uma mae com superproduçao de leite, o bebe se satisfaz tao rapido em um peito que ela acha que tem que tira-lo mais cedo de um peito para que ele possa ainda mamar no segundo peito. Ele é entao tirado do peito antes de mamar o leite gordo, e se enche com o primeiro leite do segundo peito. Grande quantidade de alimento de baixo teor calorico cria um ciclo vicioso: o ventre do bebe parece inchado e desconfortavel por causa da alimentaçao, e ele ainda tem fome , porque nao mamou leite gordo suficiente para se satisfazer. Entao o bebe chora para que seja alimentado de novo, e a mae conclui que ela nao esta tendo uma quantidade suficiente de leite para alimenta-lo, pois ele nunca esta satisfeito.
O primeiro leite tem uma grande quantidade de lactose, um açucar normal e necessario que em grandes quantidades causa gases e desconforto, frequentemente com fezes espumosa, liquidas ou verdes.
Apos um certo tempo o lactose pode irritar o tecido dos intestinos, causando uma intolerancia secundaria a lactose e possivelmente pequenos sangramentos nas fezes que podem ser diagnosticado erroneamente como intolerancia alimentar. Ajustando o aleitamento para aumentar a quantidade de gordura que o bebe recebe (terminando o peito antes de mudar de lado) geralmente corrige o problema. Estrategias para abaixar a produçao de leite.
Mudar a maneira de amamentar, pode reduzir a quantidade de leite produzido e a quantidade de lactose recebida, aumentando ao mesmo tempo a quantidade de gordura produzida. As maes com superproduçao produzem quantidade de leite suficiente em cada peito para uma mamada completa. Uma estrategia que pode ser de alimentar o bebe de um so peito de cada vez. Se o bebe quer mamar de novo duas horas depois, veja como ele reage ao oferecer o mesmo peito de novo. Nas duas horas seguintes ofereça-lhe somente o outro lado. Os peitos devem assim gradualmente moderar a produçao de leite , uma vez que este está sendo mamado com menos frequencia.
Se está desconfortavel com o peito que nao esta aleitando antes do momento da troca de lado, tirar ou pompar o leite por alguns, somente o suficiente para aliviar o desconforto. Nao pompe muito pois isto riscaria estimular o peito a produzir mais leite. Compressas frias –folhas de repolhos geladas ou um saco de ervilhas congeladas – ajudam a aliviar o disconforto e reduz o inchaço de peitos cheios.
Para verificar se a estrategia de alimentar de um so peito por um só periodo prolongado esta funcionando veja se o bebê esta mais calmo e parecer satisfeito entre as mamadas, também se as fezes se tornaram menos aguadas e mais amarelas. Também se vericar que se o bebê se engasga, se asfixia e cospe menos durante as mamadas significa que fluxo de estará mais fraco.
Se achar que o bebe ainda esta tendo dificuldades após 7 dias alimentando-o de um peito de cada vez, aumente o periodo em que amamenta de um so lado (2 ou 3 mamadas e mesmo mais). Mas é melhor aumentar o periodo de aleitamento de um so lado devagar e com cuidadopois alimentando de um so lado por um periodo muito prolongado pode levar à uma reduçao de produçao muito drastica.
Se depois de tentar estas técnicas, a alimentaçao nao melhorar de maneira significativa, pode ser necessario de tomar medidas mais energicas para reduzir a produçao de leite. Uma conselheira de aleitamento pode te informar e seu medico pode ajudar a gerar sua superproduçao com a utilisaçao de medicaçao e hervas. Em certas situaçoes um tratamento de 4 a 7 dias com um contraceptivo de baixa dose, que contêm estrogeno e progesterona, pode ser usado para reduzir a produçao em um nivel mais apropriado. Cha de artemisia tem ajudado à reduzir a produçao de algumas maes. assim como o uso de pseudoefedrina
Estrategias para reduzir a força do reflexo de ejecçao.
Quando uma mae produz um grande volume de leite, o reflexo de ejecçao pode ser forte. Todo este leite saindo au mesmo tempo pode ser mais do que um bebe pode engolir. É como se tentar beber agua en posiçao deitada com uma mangueira aberta a fundo. Alem de cuspir, engasgar, e tossir quando o leite chega, o bebê pode tentar controlar o leite puxando o peito e pegar so o bico do peito.Ou ele pode simplesmente dar uma pausa esperando que o fluxo se reduza, o que da uma sensaçao de "mordida". O bebê pode também gritar e se contorcer.
Existem algumas estratégias que podem ajudar a controlar um reflexo de ejecçao muito forte sem aumentar a produçao de leite .
A- Colocar o bebe numa posiçao mais vertical de maneira que a cabeça esteja mais alta que o peito, isto o permitira de controlar melhor as mamadas.
B- Se posicione de maneira mais rencostada com o bebe por cima. Nesta posiçao o leite tem que subir para sair o que reduzira a força do fluxo.
C- a posiçao de tesoura com a ponta do peito entre o polegar e o dedo médio, ajuda a reduzir o fluxo. (
D- amamentar o bebê quando ele estiver acordando. Ele vai sugar mais devagar se ele ainda estiver sonolento.
E- Se o bebê começar a cuspir ou engasgar, tire ele do peito e deixe o excesso de leite cair em uma toalha ou pano. Re-posicione-o quando a força da ejecçao tiver terminado.
F- Amammentar deitada de lado é mais suave pois o leite flui em posiçao horizontal sem a força da gravidade e o bebe pode deixar o leite excedente cair no lugar de engolir tudo. Faça de maneira que o peito que amamenta fique contra o colchao e nao apontando para baixo aumentando assim a força do fluxo.
G- Alguns bebes sofrem com o reflexo de ejeçao muito forte de suas maes mamando so um pouco de cada vez, parando e recomeçando frequentemente. Isto é bom e permita a ele de ir e vir ao peito conforme for a necessidade dele, se assegurando de oferecer ao seu bebe o mesmo peito à cada corridinha de maneira que ele possa ter o creme no final.
H- amamenta-lo antes que ele esteja com muita fome vai evitar que ele sugue de maneira muito agressiva, Uma sugada mais forte pode causar um reflexo de ejecçao ainda mais forte o que dificultara ainda mais a mamada.
I- Embora a maioria dos bebes aleitados nao precisem muito de arrotar, as maes que tem grande quantidade de leite veem seus bebês engolirem ar durante a mamada e terem gazes por causa do excesso de lactose. Arrotar frequentemente pode minimizar os problemas causados por engolir ar. Lembre-se de voltar com o bebe ao primeiro peito ao invés de troca-lo de peito apos o arroto.
Resumo
1. aleitar em um so peito de cada mamada, continuando a oferecer o mesmo lado por pelomenos 2 horas até a proxima mamada completa.
· Gradualmete aumentar o periodo de 2 horas em um so peito se necessario
2. se o outro peito estiver insuportavelmente cheio antes de chegar a hora de trocar de lado, tirar um pouco de leite para aliviar a pressao
3. coloque compresses frias para aliviar o desconforto.
4. dê de mamar antes que ele esteja afamado para evitar que sugue com força
5. tente outras posiçoes de aleitamento :
· rencostada
· deitada de lado
6. use a posiçao de tesoura com a ponta do peito entre o polegar e o dedo médio pode ajudar amoderar a força de saida do leite.
7. Se o bebe cuspir ou engasgar tire-o do peito deixe o excesso de leite cair em uma toalha e recoloque-o no mesmo peito uma vez que o fluxo diminuir
8. Deixar o bebe ir e vir ao peito de acordo com a vontade dele
9. Faça o bebe arrotar com frequencia se ele gazes
10. algumas ervas ou drogas podem ajudar a reduzir a produçao de leite


nformaçoes tiradas do site La league La leche
http://www.lalecheleague.org/FAQ/oversupply.html
E la leche league français:
http://www.lllfrance.org/allaitement-information/trop-lait.htm
Folheto n° 59 :trop de lait

Um comentário:

volte sempre!!!
deixe seu miadinho..